Jornalista especializado em vinhos indica harmonizações possíveis no Vinhos do Alentejo
Nos dias 13 e 14 de setembro, acontece a primeira edição do Vinhos do Alentejo. Serão 14 grandes produtores e cerca de 100 rótulos da maior região vitivinícola de Portugal no Downtown Barra. Na área ao ar livre, será possível petiscar delícias de bares e restaurantes cariocas acompanhadas de taças e garrafas a preços promocionais. A curadoria de Alexandre Lalas, Juarez Becoza e Pedro Landim selecionou quitutes do Aconchego Carioca, Bar da Frente, Frederic De Maeyer Epicerie, Massa + Ella, Miam Miam, Pavão Azul, Queijo com Prosa, Velho Adonis, entre outros.
Aqui no top5, Lalas indica cinco harmonizações entre comes e bebes do Vinhos do Alentejo. O evento acontece na sexta, das 16h à meia-noite, e sábado, do meio-dia a meia-noite, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca (área coberta em caso de chuva).
O ceviche clássico da La Carioca Cevicheria funciona quase à perfeição com o refrescante Herdade dos Coteis Branco, corte de Antão Vaz, Arinto e Sauvignon Blanc.
A salada de bacalhau e grão de bico, com cebola e alho confit da Alda Maria Doces Portugueses combina muito bem com a elegância que a altitude da região de Portalegre confere ao Folha do Meio Colheita Branco, um blend das uvas Arinto e Fernão Pires.
Uma harmonização surpreende é entre o nhoque de camarão com vatapá do Aconchego Carioca com o Pouca Roupa Rosé, lote de aragonêz, touriga-nacional e cabernet-sauvignon, feito pelo craque João Portugal Ramos.
Campeão do Comida de Buteco, o Porquinho de Quimono (harumaki de costela suína e molho agridoce) do Bar da Frente pede um vinho complexo que harmonize com a riqueza de sabores do prato. O Dois Terroirs Tinto, da Cortes de Cima, que junta a força da Syrah, a firmeza da Aragonez e a leveza da Pinot Noir é escolha ousada, porém certeira, para o prato.
O clássico arroz de rabada do Velho Adonis pede um vinho com tanto peso quanto o tradicional prato. E tradição por tradição, o sempre ótimo Esporão Reserva não deixa por menos e encara a iguaria de igual pra igual.