Criança tem tanta energia que às vezes aquele programinha básico de cinema e lanche não é o suficiente para dar uma cansada na meninada (veja a lista de passeios e restaurantes com crianças). E nada melhor que gastar energia com esportes e passeios saudáveis que colocam os pequenos em contato com a natureza e e os façam praticar atividades físicas. Para atiçar o lado aventureiro deles, tem atividade para todo tipo de crianças: das radicais àquelas que só acordaram um dia com um astral mais aventureiro.
A técnica de correr, saltar e escalar obstáculos no ambiente urbano surgiu na França e vem ganhando fãs no mundo todo. A garotada que é adepta de games como Minecraft é fissurada nesse tipo de movimento que passou a ser feito em academias, com risco controlado e utilizando instrumentos como trampolim, cama-elástica, muro de escalada e até um fosso repleto de espuma para os pequenos saltarem sem medo de cair. Tudo isso ao som de hip-hop e ainda podendo terminar o passeio com uma sessão de grafite em camiseta. Programa perfeito para um pequeno aventureiro.
Fazer um esporte lindo, que estimula o contato com a natureza e ainda traz momentos de concentração e consciência corporal não é privilegio somente de surfistas profissionais e amadores. A criançada também pode usufruir de todos esses benefícios. Basta escolher um dia de mar favorável e sem nem precisar marcar horário aparecer no Arpoador. O lugar virou referência em escolinha de surf para crianças no Rio e os professores oferecem prancha, roupa de borracha e todo o acompanhamento para uma aula-avulsa que pode ser o início de um habito supersaudável.
Não basta andar no topo das árvores, em contato direto com a mata atlântica e com a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, esse passeio radical ainda inclui tirolesa e muro de escalada. Tudo isso com todos os equipamentos de segurança e monitores dando aquela moral para a molecada. Cada atividade pode ser contratada separadamente ou ainda na opção de kit, com as três modalidades juntas. As crianças saem pingando de suor e doidas para voltar. De terça a sexta, é obrigatório agendamento com 24 horas de antecedência.
Esse programa é para a família inteira e não só para os pequenos. Quem não tem intimidade com mar, prancha e esportes radicais e vê de fora não imagina que é mais difícil cair do que se equilibrar no pranchão de SUP, apelido de Stand Up Padle para os íntimos. Basta chegar no Posto 6, escolher uma das muitas barracas que alugam o material, pegar as instruções ou contratar uma aula avulsa e sair remando, curtindo a natureza e a vista estilo cartão-postal de Copacabana. Um passeio perfeito para crianças de todas as idades.
Faz tempo que o Vale Tudo, especialmente o MMA (Mixed Martial Arts), ganhou destaque no Brasil. O público inicial era só de homens, depois o esporte conquistou as mulheres e agora chegou a vez das crianças. O legal é que a pegada na aula de MMA infantil é de consciência corporal, esporte, técnicas de defesa e fortalecimento da auto-estima. Os professores levam seus filhos e a academia tem um ambiente super-familiar, que exala respeito, espirito esportivo e deixa os pequenos com a confiança lá em cima.