Passeios alternativos

Maneiras diferentes – e incríveis! - de explorar o Rio de Janeiro

Por Bruna Velon

Misturar cultura e população local, com aquelas sacadas que só quem é da cidade conhece, é a grande inovação do turismo de experiência, uma tendência em viagens. Fazer passeios fora do clichê e com serviços customizáveis, em pequenos grupos ou sozinho, é uma das formas mais autênticas de viajar e sair do lugar-comum. E - por quê, não? - é uma excelente forma dos próprios cariocas saírem da rotina e redescobrirem a cidade. Para todos os gostos e bolsos, os melhores passeios alternativos do Rio, de arte à natureza, revelam uma Cidade Maravilhosa totalmente surpreendente e que nem sempre estão nos guias turísticos tradicionais.

Rio Street Art Tour

Foi em meados de 2008 quando aconteceu um boom no graffiti carioca. De lá pra cá, a cidade foi ficando cada vez mais colorida, novos artistas surgiram. Hoje, a arte urbana carioca é uma referência na América Latina e exporta diversos talentos do spray para o mundo. Para conhecer os muros mais maneiros da cidade, este tour de quatro horas, de carro ou van, passa por várias intervenções artísticas em favelas, no bairro do Jardim Botânico e diversos outros locais. O fim do percurso é num bar decorado com graffitis para brindar o passeio com uma cervejinha gelada e bom papo com as duas guias e os outros visitantes.

  • Site: https://www.facebook.com/riostreetart2014
  • Endereço : Avenida Siqueira Campos, , Copacabana
  • Telefone : +55 (21) 99762-8083
  • Horário: Seg 10:00 às 14:00, Ter 10:00 às 14:00, Qua 10:00 às 14:00, Qui 10:00 às 14:00, Sex 10:00 às 14:00

Kombi Trip Rio

Em 2015, as amigas Liane Domene e Dai Andrade, depois de morar em diversas partes do mundo, fizeram pouso no Rio de Janeiro, reformaram uma Kombi e estão de rolé pelas melhores praias do Rio (veja aqui quais são as mais vazias). O roteiro é ideal para conhecer os picos do surf e do stand up paddle. A dupla criou diversos “kombos” sempre com destino à Grumari e Prainha, com delicioso almoço por lá, podendo passar pelo Quebra-Mar para fazer SUP (preço cobrado à parte); ou pela Vista Chinesa, Mirante Dona Marta e Santa Teresa, com direito a degustação de cachaça, entre outras opções.

+Asas

Que tal aproveitar uma tarde agradável com a família em meio à Floresta da Tijuca, saboreando um delicioso piquenique, onde a toalha xadrez já está estendida e as comidinhas já estão lá esperando por você? Ou se aventurar com os amigos, fazer uma trilha de duas horas com direito a banho de cachoeira no final? O +Asas oferece diversas experiências inusitadas guiadas por anfitriões cariocas que são experts no que fazem. Até a cantora Rihanna entrou na onda quando esteve no Brasil e deu um rolé de barco e SUP pelos mares do Rio. É só entrar no site e escolher algum dos pacotes ou até sugerir o seu roteiro que eles mandam bala.

  • Site: http://www.maisasas.com
  • Endereço : Rua Duque Estrada, 41, Gávea
  • Telefone : +55 (21) 96899-5098 ou (21) 98121-7458
  • Horário: Seg 10:00 às 20:00, Ter 10:00 às 20:00, Qua 10:00 às 20:00, Qui 10:00 às 20:00, Sex 10:00 às 20:00, Sab 10:00 às 18:00

Rent a Local Friend

Esta plataforma, criada por uma viajante inveterada, reúne perfis variados de moradores da cidade, desde chefs de cozinha até fotógrafos e atores, por exemplo. Basta escolher através do site o que tem mais a ver com seus interesses (gastronomia, artes, natureza, compras etc) e, então, seu “amigo de aluguel” escolhido irá elaborar um roteiro personalizado para você e te levar pela mão para conhecer seus lugares favoritos. Se você não precisa que a pessoa te acompanhe durante o dia, você pode comprar as dicas dele sobre a cidade no próprio site.

Faveliving

O projeto conecta pessoas interessadas em conhecer a vida, cultura, lazer e bares das comunidades pacificadas do Rio com os moradores. Os locais podem oferecer desde estadia nas casas e albergues das favelas (alguns com exuberante vista para o mar) até passeios com guias locais, nascidos e criados por lá para conhecer pontos de interesse, gastronomia, arte e estilo de vida. O objetivo do projeto é nobre: capacitar mão de obra e desenvolver a economia destes lugares. É ou não é uma experiência?