Passar a noite em meio à Mata Atlântica, aproveitar um dia em spa de frente para o mar ou curtir um fim de semana romântico desconectado de tudo são respiros possíveis sem ir muito longe da cidade do Rio de Janeiro. Em 2017, serão, ao todo, dez feriados nacionais, então é bom se programar para conseguir as tarifas mais em conta e garantir sua reserva nos hotéis e pousadas. Para facilitar, seguem nossas dicas de cidades para viajar perto do Rio de Janeiro.
Para curtir clima de montanha, literalmente, a pedida é cair na estrada rumo a Região Serrana do Rio. Os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Itaipava são os mais badalados e oferecem programação especial para quem quer curtir temperaturas abaixo de 10 graus, algo impossível na capital do estado. Além de hotéis e pousadas excelentes, vale programar uma ida aos eventos sazonais, como os festivais de inverno.
Baixa temporada é sinônimo de tarifas mais baratas e lugares mais vazios, condições perfeitas para uma escapada de fim de semana para o exuberante litoral fluminense. A previsão é de dias ensolarados e tranquilos. Na Região dos Lagos, o balneário de Búzios oferece dezenas de praias belíssimas, restaurantes, lojas e beach clubs. Arraial do Cabo é o nosso Caribe fluminense, com praias de areias brancas e mar cristalino.
Já no litoral Sul do estado, na Costa Verde, fica esta região de mar azul turquesa, repleta de ilhas, praias e cachoeiras, com muitos paraísos secretos onde só se chega de trilha ou barco. As cidades mais visitadas são Angra dos Reis e a histórica Paraty, que realiza festivais de literatura, música, fotografia e até de cachaça ao longo do ano.
A Região da Marambaia, um dos refúgios ecológicos do Rio, é uma excelente opção para uma escapada sem sair da cidade. O hotel Le Relais de Marambaia oferece sete suítes amplas (de 35 a 50m²) comvista para o mar, assim como o spa (para hóspedes ou visitantes), que conta tratamentos de beleza e bem-estar ao som da natureza ao redor. O local conta ainda com boas opções de lazer, como piscina, sauna e pranchas de SUP para explorar o mangue da Marambaia, além de restaurante e bar próprios. Para um passeio completo, vale sair de barco, fazer as trilhas paras as praias selvagens do Rio e voltar para ver o por do sol no hotel.
Chegar à Vargem Grande acalma o ritmo acelerado. A região é rodeada por verde, tem clima de interior. E é exatamente este cenário que compõe o horizonte da Maison VG Bistrô e Suites, um conjunto de casinhas coloridas no alto de uma ladeira, com ares de fazenda. O espaço é cuidado pelo holandês Jos Boomgaardt e do brasileiro Cleiton Couto. O primeiro prepara delícias na cozinha, o segundo faz da visita e do ambiente uma experiência pra lá de agradável. A dupla, que trabalha em sintonia, oferece hospedagem e tranquilidade, com cheirinho de mato e de comida boa sendo preparada no fogão.