Comediante atesta quais são os melhores teatros do Rio
O Rio de Janeiro é um grande celeiro de atores e atrizes de teatro, cinema e televisão. Nomes de peso saíram de cursos como o do Tablado, do diretor Wolf Maya, da Cia de Teatro Contemporâneo, entre outros. E muitos sonham em um dia poder estrelar uma peça em um dos palcos pela cidade. Mas há quem já tenha conseguido cumprir essa missão. É o caso do ator, roteirista, diretor e um verdadeiro ás da comédia, Fábio Porchat. Um dos cabeças do canal Porta dos Fundos, Porchat, atualmente em cartaz ao lado de Miá Mello com a peça Meu Passado Me Condena, ressalta a diversidade das salas cariocas ao elencar as cinco melhores. "É possível ter programação alternativa e mainstream as vezes no mesmo bairro", ressalta o artista. Confira abaixo as salas, busque a programação e divirta-se.
Localizado no Shopping da Gávea, trata-se de um palco bem tradicional. Grandes atores e grandes peças já passaram por ali, fazendo com que Porchat considere a sala uma espécie de Broadway brasileira. Atualmente em cartaz de sexta a domingo com a peça Meu Passado Me Condena, Porchat garante que não quer fazer propaganda: "Minha identificação com esse palco é antiga. Fiz Comédia em Pé e outros grandes espetáculos. Não estou puxando sardinha não (risos)", brincou.
A casa está localizada em um dos mais elegantes espaços fechados do Rio, o VillageMall. E a sala segue a imponência do shopping. São 1060 lugares com cadeiras extremamente confortáveis, um som de qualidade excepcional e iluminação de primeira. Além de peças teatrais, o espaço recebe também grandes shows nacionais e internacionais. Tudo isso fez com que ganhasse um carinho especial de Porchat: "É confortável, agradável, gostoso e tecnicamente impecável", garantiu.
Localizado em um bonito casarão em Botafogo, este simpático teatro surgiu de uma iniciativa das amigas, e grandes atrizes, Marieta Severo e Andréa Beltrão. Boa parte do espaço foi viabilizado através de recursos próprios da dupla e hoje é palco de grandes encenações. Além do espaço principal, o local ainda conta com uma outra sala, o Poeirinha. Desta maneira a programação fica ainda mais eclética: "Lá tem espaço para grandes espetáculos e também para peças alternativas. Além disso é uma graça e ajudou a revitalizar a área", lembrou Porchat.
A sala leva o nome de um dos grandes atores, diretores e roteiristas do país: Miguel Falabella. E para homenageá-lo nada melhor do que uma imponente sala localizada no segundo piso do Norte Shopping. Além das questões técnicas e da programação eclética, Fábio Porchat ressaltou outra peculiaridade: o público. "É um teatrão que costuma encher com uma plateia sempre sensacional. Eles passam uma energia muito boa para quem está no palco e acabam contagiando as pessoas ao lado", afirmou.
Além de ser outro espaço com uma programação eclética, que inclui além de peças de teatro filmes, oficinas e shows de música, o Sesc Copacabana é também um hotel localizado a poucos metros da praia mais famosa da cidade. Porchat citou o de Copa, mas lembrou que todos os palcos do Sesc costumam abrigar bons espetáculos: "É uma programação que costuma ser mais alternativa do que nos demais espaços da cidade". lembrou.