Roteiros Convidado

Rodrigo Penna

DJ e produtor da clássica festa Bailinho criou roteiro de garimpos no Rio

Por Bruna Velon

Há 11 anos, nascia uma das festas mais icônicas da cidade, o Bailinho. Quem já foi remexer o esqueleto ao som do DJ e idealizador Rodrigo Penna e seus convidados ilustres pode reparar que a cenografia da festa tem 1001 detalhes. Pois a decoração é feita com peças vintage garimpadas por Rodrigo e sua equipe, que fazem toda a diferença no clima do evento. Com exclusividade para o Top5 Rio, Rodrigo criou esta lista com o endereço dos melhores garimpos do Rio.

Aliás e a propósito, Rodrigo já está garimpando objetos para a primeira edição do Bailinho da Virada, sua festa de ano novo Rio. Serão 12 horas de evento no MAM, com open bar, menu assinado pelo chef Ricardo Lapeyre e música até o sol nascer. 

Barracões de escola de samba

Riotur

"Principalmente nos barracões do Grupo de Acesso, você acha pedaços, restos, peças de cenografia doadas pelas grandes escolas e que, muitas vezes, não são usadas por não caberem no próximo enredo da escola. Tem que peneirar muito, mas você acha coisas incríveis por lá!", recomenda Rodrigo Penna.

Rua Rivadávia Corrêa, 60 – Cidade do Samba

Feira de São Cristóvão

Riotur

"Feira de São Cristóvão (centro de tradições nordestinas do Rio) é a boa de passear, ver nossa gente brasileira, nossa cultura, folclore, idiossincrasias, repentistas. É um lugar de pesquisa e inspiração também", diz o DJ e produtor.

Saara

Riotur

"O mercado popular da Saara, no Centro do Rio, é a meca dos barrocos, curiosos, amantes do popular, o requinte da simplicidade, a informalidade institucionalizada. O Saara é a cara do Brasil!", celebra Rodrigo Penna. 

No entorno das ruas da Alfândega, Senhor dos Passos, Buenos Aires, entre outras. 

Feira da Praça XV

"É a minha paixão, meu xodó! Centro histórico, o Paço, a praça, o Centro da cidade, o Rio antigo, o Rio adulto, o Rio dos cariocas, uma infinidade de gente de todo tipo. Você encontra peças incríveis, diversas, caras e baratas, gente que vive disso te recebe com histórias, sorrisos, música… eu amo essa feira!", diz. 

Praça Mal. Âncora, 122 - Centro . Sábados, das 07h-14h30.

  • Endereço : Praça XV, , Centro

Feira do Rolo, em São Cristóvão

"Só pra iniciados! Você precisa entender o que quer e saber negociar. Você acaba tomando um choque de realidade ao entender que o mercado de segunda mão é a mais pura sobrevivência de muitos esquecidos por esse mundo", diz. 

Rua Almirante Mariath, 200-406 - São Cristóvão. Domingo, 07h-19h. 

Tags