Durante a Olimpíada, cariocas e turistas aproveitaram as Casas dos Países, sempre lotadas, um ponto de encontro entre diversas nacionalidades para ver os jogos e festejar. Foi um tremendo sucesso. Para a Paralimpíada 2016, só algumas continuam. Selecionamos as cinco que se destacaram com programação intensa e pra lá de animada para adultos, jovens e crianças. A dica é acompanhar as agendas nos respectivos sites e redes sociais para não perder nenhuma programação.
Sucesso de público na Copa do Mundo, o “Baixo Suíça” voltou repaginado e maior para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no campo de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas. São inúmeras atividades, todas de graça, para diversas idades. De frente para o espelho d’água, cenário comum no país europeu, eles trouxeram para o inverno carioca uma pista de patinação no gelo, cabine de teleférico com óculos 3D para ver os alpes e até um globo gigante que simula neve caindo do céu. O Baixo Suíça tem também um espaço gastronômico onde são servidas especialidades típicas, como o churrasco suíço, feito no “firering” e food truck que com ingredientes do Brasil e da Suíça. Além, é claro, de um espaço para o famoso chocolate. Apesar de as competições olímpicas serem os destaques no telão, há um mix de outras programações para os visitantes, como DJs e música ao vivo.
House of Switzerland De 07 a 18/09 Endereço: Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no campo de basebol Todos os dias: das 10h às 24h.
De bobos esses alemães não tem nada: escolheram a praia do Leblon como sede do país nos Jogos Rio 2016. A casa OliAle abre até 18 de setembro, sempre de quinta a domingo. Na programação, claro, tem cerveja alemã - prost! - gastronomia, música e arte. O espaço faz transmissão ao vivo das competições, shows musicais e artísticos, happy hour com DJs, workshops, programação infantil, torneios esportivos e ações fotográficas. A programação diária será informada nas redes sociais (veja aqui).
OliAle De 04/08 a 18/09 (pausa nos dias 26, 27 e 28 de agosto) Endereço: Praia do Leblon, próximo ao Jardim de Alah. Jogos Paralímpicos - Quinta a domingo – 14h30 às 21h30
O espaço verde e amarelo é um dos maiores, ocupa dois armazéns gigantescos no Pier Mauá, e vai oferecer 45 dias de atividades. Diariamente, acontecem apresentações culturais de artistas brasileiros, sempre 19h às 22h. O público pode conferir exposições de arte contemporânea nacional, esportes e pontos turísticos do Rio e degustar cafés regionais preparados por baristas. Um dos pontos altos são as atividades interativas, como o óculos de realidade virtual e a motion sphere: os visitantes têm a oportunidade de pilotar um avião de acrobacias, sentindo todas as sensações e forças de um avião real, sobre a cidade sede das Olimpíadas 2016. Há também futebol com olhos vendados, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e games. Programação diária no site.
Casa Brasil De 4/08 a 18/ 09 Praça Mauá - Armazém 1 e 2, Pier Mauá Todos os dias, das 10h às 20h durante os Jogos e das 14h às 20h entre a Olimpíada e Paralimpíada. Entrada franca.
Arriba! A sede mexicana fica no Museu Histórico Nacional com diversas exposições sobre a cultura do país: a mostra interativa "Frida e Eu" sobre a pintora Frida Kahlo direcionada para o público infantil; "América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016", apresentando uma mostra comparativa do design gráfico aplicado no México 1968 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016; e "Magia do Sorriso no Golfo do México", uma exposição arqueológica que permanece até 2 de outubro. Haverá também exposição de artesanato original do país.
Casa do México Até 18/ 09 Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n – Centro Terça-feira a sexta-feira, 10h às17h30. Sábado e domingo, 14h às 18h Entrada gratuita para os espaços de convivência. Preços do Museu para entrada nas exposições: R$ 8,00 de terça a sábado. Entrada franca aos domingos.
Degustações do café Juan Valdez, o café colombiano mais conhecido, e de frutas típicas como granadilla (uma variedade de maracujá), pitaya (ou fruta-dragão) e uchuva (ou physalis) são as atrações gastronômicas da casa. Uma exposição sobre as características geográficas do país possibilitará uma viagem pelos pisos térmicos, como são conhecidas as regiões climáticas colombianas, com seus atrativos topográficos, culturais, gastronômicos e turísticos. O local permite uma parada estratégica para conhecer o rico artesanato do país.
Casa Colômbia De 05 a 18/09 Praça Marechal Âncora, (entre a Praça XV e o Aeroporto Santos Dumont). Todos os dias, das 10h às 20h. Entrada franca.
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.