O badalado arquiteto André Piva - que está comemorando 20 anos de carreira com o lançamento do livro com projetos que marcaram sua carreira - criou, com exclusividade para o Top5 Rio, este roteiro de lugares no Centro do Rio sob o prisma da arquitetura. Além de locais que integram belas construções e cenários cariocas, os espaços também oferecem exposições, obras literárias, ateliês e boas compras em seus interiores.
"De Eduardo Afonso Reidy, o prédio modernista tem um acervo incrível. O MAM-Rio fica no Aterro do Flamengo, parque construído nos anos 50 com projeto do Burle Max. Sem dúvidas, um dos prédios modernistas mais bonitos do Rio", diz Piva.
"Na rua Luiz de Camões, o Real Gabinete Português de Leitura é uma obra-prima da arquitetura gótica portuguesa, iniciado por Dom Pedro ll e inaugurado pela Princesa Isabel. Imperdível", explica sobre a biblioteca pública e polo de pesquisas literárias, que completou 180 anos em 2017.
"Também conhecida por rua dos antiquários. É um ótimo passeio pra garimpar memorabilia e móveis antigos. Sempre no segundo sábado do mês, acontece, em toda a sua extensão, a Feira do Rio Antigo".
"Toda renovada dentro do projeto Porto maravilha, a Praça Mauá conta com dois museus incríveis, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. Além de uma vista maravilhosa, ainda há a possibilidade de dar um passeio ótimo desde a Praça, beirando a Orla Conde, chegando na Candelária, onde está a tocha olímpica".
"A antiga fábrica de chocolates Bhering, após anos abandonada, foi ocupada por ateliers de artistas plásticos e jovens designers. Lugar de gente antenada. Ótimo para compras. Todo primeiro sábado do mês, rola evento com uma galera descolada passeando pela fábrica, com programação musical, gastronomia etc".