Se você não garantiu ingresso para ver a final do futebol masculino no Maracanã neste sábado, 20, nós pesquisamos cinco lugares que farão a transmissão do jogo, aquela partida tensa entre Brasil e Alemanha, além de shows ou festas. A competição, que vale os lugares mais altos do pódio, será às 17h30, hora de fazer aquela corrente para espantar o fantasma do 7x1. Elegemos alguns eventos públicos, mas quem avisa amigo é: a cidade está lotada e as filas para comer, beber e ir ao banheiro estão longas, esteja ciente disso na hora de se jogar na torcida.
Com espírito olímpico, a pedida é confraternizar com os alemães, na Praia do Leblon. A casa Oli Ale, que é gratuita, oferece telão e bastante espaço na areia para jogar sua canga, liberado para quem quiser levar suas próprias comidinhas e bebidas. A programação começa com pintura facial infantil (14h30 - 15h), seguida de teatro de bonecos com a história de João e Maria (15h), jogo de vôlei (16h), pôr do sol com Joel Ferreira no saxofone (16h30), transmissão da partida de futebol (17h30) e show do Ed Motta (20h).
Em frente à Casa da Alemanha, dentro do Jardim de Alah (é só atravessar a rua), o espaço gratuito começa a programação às 11h da manhã, com vista para a praia e Morro Dois Irmãos. A partir das 16h30, rola som do Digitaldubs até a hora do jogo, que será transmitido em três TVs de 55' e uma de 75', distribuídas em um charmoso deck de madeira. Depois da partida, assume a programação musical o Grandmaster Raphael e entra em cena a Batalha do Passinho, programação que deve durar até às 22h. O bar é organizado pelo club 00, com opções como comida japonesa, sanduíche natural, pipoca, mix de nuts e sorvete. Para beber, há cervejas, vinhos e drinques. Onde? Praça Almirante Saldanha da Gama (Jardim de Alah), Leblon.
O epicentro da Olimpíada carioca está fervendo, principalmente, na parte da Orla Conde, Praça Mauá, com palco e telão (foto), e Candelária, onde fica a pira. Tá lotado. Mesmo. Para ver a partida na região sem passar perrengue, uma pedida é a Praça XV, que também faz parte do Boulevard, mas deverá estar menos cheia. Haverá telão para acompanhar a disputa pelo ouro e a festa Baile Black Bom, das 16h às 18h. É de graça.
Também na Região Portuária, o Galpão Ação da Cidadania ganhou moldes dos mega bares alemães, os biergartens. Sábado é o penúltimo dia da programação, embalada a open bar com vodka Belvedere, energético Red Bull, cerveja, whisky Jack Daniel's, cachaça Santa Dose, Gin Tônica, água e refrigerante. E vai ter festa, Brasil ganhando ou perdendo, com o Baile do Zeh Pretim. O evento abre as portas às 15h. Os ingressos, que estão sendo vendidos pela internet (veja aqui), custam R$290 para mulheres e R$390 para homens.
. Conheça as casas temáticas da olimpíada Rio 2016 aqui.
Durante toda a Olimpíada, a marca de cervejas Jeffrey realizou 17 festas no terraço do hotel Golden Tulip Rio Copacabana, de frente para o mar. No dia 20, rola a edição olímpica da Manie Dansante, das 17h às 02h, com transmissão do jogo do Brasil em telão instalado no terraço do hotel (difícil vai ser manter a atenção no jogo com a vista da Praia de Copacabana logo ali...). A entrada é gratuita, mas o local está sujeito à lotação, chegue cedo.