Não sei se pelas inúmeras idas a um restaurante alemão durante a infância em Brasília ou se por ter ido a Berlim quase por acaso, pois era o jeito mais barato de sair de Istambul. Pode ter sido também pela vez que fui obrigado a atravessar a Alemanha de carro (quando me apaixonei pela Autobahn, a autoestrada deles) na semana que o vulcão islandês fechou os aeroportos. Até que, finalmente, na primeira vez que programei uma ida ao país, conheci o paraíso: o estado da Baviera. Depois dessas experiências, posso afirmar que de comida e cerveja os caras entendem e que aqui dá para matar a saudade de lá nos restaurantes e bares alemães do Rio.
Meu prato favorito aqui no Rio é de lá: o bolo de carne com chucrute e batata corada. A feijoada alemã é preparada com feijão branco, kassler, salsicha branca e defumada, lombo, costela, batata, cenoura e acompanha arroz branco. Quando visitarem, peçam o chope claro com a espuma do escuro, uma especialidade da casa. Fica bom demais!
Um dos mais antigos restaurantes do Rio, a casa está de portas abertas desde 1927. Chope com estilo brasileiro mas sempre bem tirado - já foi eleito o melhor do Rio. O cardápio oferece pratos alemães clássicos e a melhor versão carioca do schnitzel que por aqui atende pelo bom e velho bife à milanesa acompanhado de uma gostosa salada de batatas.
Os caras não param de tirar onda com a gente. Depois do 7 a 1, ainda tive que ouvir desses dois alemães que se mudaram pro Rio que eles tiveram que adaptar a receita tradicional do currywurst e colocar pouca pimenta pra agradar o paladar daqui... É mole!? Trata-se de um prato genuinamente berlinense com toque brasileiro: linguiça alemã com molho caseiro à base de curry e batata frita. A barraca percorre diversos eventos da cidade, é só ficar de olho na página deles no Facebook e ver por onde eles vão passar.
Qualquer lista sobre a Alemanha que se preze precisa incluir um biergarten, que é um jardim de cervejas, em tradução literal. No Rio ainda não temos um (alguém se habilita pra abrir o primeiro?), mas temos ótimos bares como o Botto, na Praça da Bandeira. Um paraíso pra quem curte cervejas e chopes especiais . Eles têm uma infinidade de opções em um cardápio que sempre inclui novidades.
Essa joia da gastronomia alemã fica em um belo casarão no centro de Jacarepaguá, de jardim com árvores centenárias. O restaurante serve receitas como o Schweinshaxe gegrillt mit Sauerkraut und Kartoffeln, traduzindo: um delicioso joelho de porco grelhado com chucrute e batata, além de outros pratos bem diferentes. Vale a pena uma visita.