O Rio de Janeiro é uma cidade musical e musicada, basta lembrar das inúmeras canções que exaltam a beleza e a cultura da Cidade Maravilhosa. O que não faltam são ótimos lugares para shows e festas dos mais diversos estilos. É nesse clima que Paulo Almeida, sócio-diretor da produtora cultural Mais e Melhores, elencou algumas das programações musicais imperdíveis do Rio, e foi difícil escolher apenas cinco. E ele entende do assunto. Atualmente, é editor a revista ‘Acorde!’ (especializada em música brasileira), diretor e roteirista do programa ‘Onde anda a canção?’ e organizador do evento ‘Amplitude Cultural’ que acontece no Rio Janeiro, Brasília, Manaus e São Paulo. Vamos nessa?
"Não dá para falar em música no Rio de Janeiro sem citar esse evento. O Baile do Almeidinha, capitaneado pelo grande Hamilton de Holanda, é uma das festas mais bacanas da cidade, que acontece uma vez ao mês na lona do Circo Voador. A cada edição, ele conta com convidados pra lá de especiais."
"Ritmos nordestinos se alternam entre os palcos João do Vale e Jackson do
Pandeiro. Xote, xaxado, baião, galope e até o brega, assim como repentistas e
emboladores, fazem a festa entre doces e delícias. Para chegar cedo e varar a
madrugada. Ou seguir o conselho do grande poeta Chacal: "Vai ter uma festa
que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. Aí eu paro tiro o sapato e
danço o resto da vida..."
"O estúdio localizado no coração de Botafogo vem surpreendendo pela diversidade e qualidade da sua programação. O evento semanal Quintavant se estabeleceu como uma referência na noite alternativa da cidade. Tudo é filtrado ali. A curadoria é feita com maestria e há sempre uma atração interessante tocando. Há também o Todo Mundo é Bom, conduzido pelo Coletivo Chama, que rola uma vez por mês e é sempre um show surpresa - o público só sabe o que vai acontecer na hora do show. Por lá, já passaram The Junkie Dogs e Sylvio Fraga. "
"A recém
inaugurada casa já se tornou um clássico. Quem é apreciador do gênero não pode
deixar de conhecer a casa fincada na Rua da Carioca. E não é só o choro que
marca a presença ali: grandes nomes da MPB passam frequentemente pela casa.
Vale muito conhecer o espaço!"
"A música como canal de comunicação com o divino. As missas conventuais com
canto gregoriano que acontecem todo domingo, pela manhã, no Mosteiro de São
Bento, são obrigatórias para qualquer carioca apreciador da boa música. Fuja da
rotina e encare esse passeio matutino. Você com certeza sairá de lá com a alma
mais leve."