Quadrinhos, música - da bossa nova ao rock -, artes plásticas, histórias sobre a cidade… O Rio tem livrarias especializadas em diversos temas, que atraem clientela fiel. Além de prateleiras recheadas de obras clássicas, novidades e raridades, algumas oferecem mais que livros com uma programação de eventos pra lá de bacana. Aproveite nosso roteiro de livrarias especializadas no Rio.
.Veja aqui a lista de livrarias com bistrôs no Rio.
Quem aprecia a literatura e as histórias da Cidade Maravilhosa não pode deixar de visitar a Livraria Folha Seca, que ocupa um charmoso sobrado na rua do Ouvidor, no coração do Centro Antigo. Livros de crônicas cariocas, histórias do samba, craques do futebol, entre outros assuntos cheios de bossa lotam as prateleiras.
Fundada em 1952, a tradicional livraria do Centro do Rio sempre foi reconhecida pelos excelentes títulos de Artes e Ciências Humanas. Após uma ameaça de fechamento - com uma enorme comoção pública -, o espaço foi reformado, assim como seu modelo de negócio mudou, hoje, tocado pelo livreiro Daniel Louzada. O forte continua sendo os livros de artes, filosofia, sociologia etc, mas as prateleiras agora oferecem obras de literatura, de clássicos a best-sellers.
Situada no Beco das Garrafas, reduto da bossa nova em Copacabana, a loja é especializada em música brasileira e vende livros e discos nacionais. O acervo conta com mais de 2.500 obras, entre biografias de músicos, partituras, songbooks, histórias de movimentos musicais e raridades em CDs e DVDs, com relíquias do choro, samba e bossa. A loja também oferece uma linha de souvenirs exclusiva.
Meio bossa nova e rock n roll, como diria Cazuza, este sebo abriu as portas em 2001 com vasto acervo de livros usados, com raridades sobre música internacional, cinema, contracultura, quadrinhos, entre outros. A casa, que fez fama em Copacabana mas depois mudou-se para Botafogo, tem uma caprichada sessão de LPs usados e promove encontros para entusiastas das bolachas, o Clube do Vinil.
São dois endereços, em Ipanema e na Tijuca, especializados em histórias em quadrinhos, muito frequentados por colecionadores. RPG, card games e livros dedicados a filmes, seriados, desenhos de TV e mangá lotam as prateleiras. Aos sábados, a loja de Ipanema realiza torneios, ligas, encontros e demonstrações de card-games, RPGs e miniaturas.