Berço de artistas, gêneros musicais e de todo um estilo de vida que tornou inseparável a música dos espaços públicos, o Rio de Janeiro deve muito de sua cultura a cantores e compositores que levaram os versos sobre a cidade aos quatros cantos do mundo. Então, mais que merecidas são as homenagens a estes nomes, que eternizaram nossas belezas em notas musicais. Hoje, são eles que estão eternizados nas praias, morros e praças do Rio em esculturas que deixam o cenário ainda mais bonito. Coloque o fone de ouvido e saia por aí para conhecer as estátuas de músicos mais emblemáticas do Rio.
“Num doce balanço a caminho do mar” está, com seu violão no ombro, o maestro Tom Jobim. O compositor foi homenageado na praia de Ipanema, bairro onde viveu e que serviu de inspiração para dezenas de suas canções, entre elas, uma das mais emblemáticas sobre o Rio, a “Garota de Ipanema”. A estátua foi inaugurada em 2014, na altura do Arpoador, ano em que completou duas décadas de sua morte.
Trilha sonora para o passeio: “Garota de Ipanema”, é claro.
Ao lado da Vila dos Pescadores da Praia de Copacabana, posa simpático o compositor baiano, de sorriso e braços abertos recepcionando quem chega à orla, com toda a Princesinha do Mar ao fundo. O mar sempre foi tema de suas canções, por isso, a homenagem é à beira-mar. A obra foi criada em 2008, ano de seu falecimento. E a poucos metros dali, fica outra estátua famosa, a do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade que, pobre, vive tendo seus óculos de bronze roubados por gente com falta do que fazer. Trilha sonora: “Sábado em Copacabana”.
A boêmia, sempre regada a samba, era a vida e inspiração do “Poeta da Vila”. Noel viveu apenas 26 anos, o suficiente para que ele criasse uma das obras mais ilustres da música brasileira. Inaugurada em 1996, no Boulevard Vinte e Oito de Setembro, em Vila Isabel, a estátua retrata uma cena corriqueira na vida do compositor: ele aparece sentado numa mesa de bar, fumando um cigarro com uma garrafa de cerveja ao lado, sendo servido por um garçom.
Trilha sonora: “Conversa de Botequim”.
Endereço
: Rua São Francisco Xavier, S/N, Maracanã
O mundo assistiu ao impactante clipe da música “They Don't Care About Us“, sucesso do rei do pop na década de 90. Parte do vídeo foi gravada na comunidade Santa Marta, no alto de Botafogo. Para eternizar este momento, em 2010, um ano após a morte do cantor, foi inaugurada a escultura em sua homenagem. A obra é uma criação em bronze do artista Estevan Biandani, que traz Michael Jackson com a camisa do Olodum, com a qual gravou o vídeo no morro.
Tijucano célebre, o “Síndico” foi homenageado com estátua de bronze em suas devidas proporções: tem 1,80m de altura e mais de 650kg. Assinada pela artista plástica Christina Motta, a mesma que esculpiu a Brigitte Bardot em Búzios, a obra fica na praça Afonso Pena, uma das mais importantes do bairro. A escultura fica num pedestal, perfeito para as câmeras de celulares ávidas por cliques e selfies.
Trilha sonora: Do Leme ao Pontal.
Endereço
: Rua Martins Pena, , Tijuca
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.