Passado o imenso movimento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ficou de legado para os turistas uma rede hoteleira com muitas novidades, em diversas áreas da cidade, com propostas diferentes. Um ponto em comum da maioria das novas instalações é a preocupação em trazer os cariocas para perto, ou melhor, para dentro. Relaxar num spa, almoçar em restaurantes com chefs talentosos, tomar drinques à beira da piscina ou curtir uma festa no rooftop são algumas das ofertas atraentes. Outra tendência são hotéis com projetos de arquitetura e decoração que valorizam artistas e designers locais, sem perder o acento internacional.
Charmoso, descolado e artsy, assim como o bairro de Santa Teresa, o Mama Shelter, marca da AccorHotels presente em cinco cidades do mundo, acaba de fincar sua primeira bandeira na América Latina. As 55 suítes estão divididas entre um casarão tombado com ares de fazenda e um prédio de estilo urbano, ambos decorados em sintonia fina entre objetos de design e artesanato. Artistas plásticos do bairro, Jambeiro e Zemog assinam algumas peças exclusivas. A proposta é ter um ambiente descontraído, e para tal o restaurante conta com grandes mesas comunitárias e o bar tem entrada diretamente pela rua, um convite para moradores e frequentadores do bairro tomarem uns drinques em sua charmosa barra. Para que cariocas sintam-se como em casa, no Mama as bebidas são servidas em copos americanos, aqueles tradicionais dos botecos do Rio, um charme! Quem comanda a cozinha é o chef Fausto Rangel, fiel à cozinha contemporânea brasileira, com direito a caipirinhas e petiscos típicos do Rio.
Outra boa nova em Santa Teresa é a Casa Marques, uma guest house que fez seu pouso num casarão de estilo colonial, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor para serem reverenciados no horizonte. Os cartões-postais podem ser vistos das suítes e do terraço, que tem como ponto alto a piscina de borda infinita debruçada sobre a Baía de Guanabara, de onde é possível apreciar drinques e comidinhas do bar ou do restaurante, exclusivos para hóspedes. Arte e design estão por todos os lados, com peças assinadas por nomes brasileiros. Os artistas cariocas Toz, Tinho, Márcio SWK, Bragga, Gais, Antônio Bokel e o Coletivo Muda têm peças dispostas nos ambientes, e a decoração conta com as assinaturas de Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Carlos Motta. A pousada é comandada por uma casal franco-brasileiro.
As consagradas estilistas Glória Coelho e Lenny Niemeyer assinam os conceitos de ambientação, decoração e stylist dos hotéis da rede BW no Rio de Janeiro, no Arpoador e Barra da Tijuca, respectivamente. A parceria alia moda e hotelaria, com a notável personalidade de cada uma delas em todos os detalhe. Glória escolheu uma linguagem tecnológica e minimalista como sua marca. Já Lenny, referência em moda praia brasileira no mundo, se inspirou num estilo despojado e ao mesmo tempo sofisticado. Atração para todos, são os primeiros restaurantes Da Bela, com criações saudáveis e feitas com ingredientes sazonais e orgânicos, assinadas pela apresentadora Bela Gil. “O cardápio é diversificado com insumos tipicamente brasileiros e pouco conhecidos. Será uma oportunidade das pessoas explorarem os sabores do Brasil”, explica a cozinheira.
De frente para a praia de Botafogo, este hotel-design oferece 143 suítes, terraço com bar e piscina, e fica bem próximo aos pontos turísticos, bares e restaurantes do bairro. A proposta dos ambientes é mesclar design internacional com as bossas locais, em ambiente descolado. Por isso, combinou projetos do renomado Philippe Starck, mundialmente conhecido por criar cadeiras e móveis, com graffiti de Marcelo Ment, por exemplo. O artista urbano carioca pintou o interior do elevador panorâmico que se debruça sobre a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, visual que é privilégio de alguns quartos. O restaurante Cariocally, capitaneado pelo chef Marcelo Schambeck, e o bar do rooftop - local bacana para um drinque no fim de tarde -, estão abertos para não hóspedes. O hotel aceita animais de estimação.
Rooftop, piscina, spa, restaurante, 311 apartamentos e suítes com vista total ou parcial para o mar e lagoa de Marapendi são os principais atrativos do hotel, localizado entre o posto 6 e 7 da Barra da Tijuca. A piscina fica de frente para a praia, ideal para um drinque e festas no fim de tarde. O projeto arquitetônico minimalista é assinado pelo arquiteto Jaime Morais, já o menu do restaurante é de autoria do chef Rubens Gonçalo, de gastronomia internacional com toques contemporâneos. O hotel dispõe ainda de academia e seis salas para eventos corporativos.