Gastronomia

Laricas de Ipanema

Como matar a sede e a fome na praia

Por Bruna Velon

Ficar horas na praia no estilo nada-melhor-do-que-não-fazer-nada  dá uma fome! É o  lugar perfeito para prevalecer a lei do menor esforço, já que  você não precisa mover um grão de areia para satisfazer seus desejos. Para isso, existem os vendedores ambulantes. São figurinhas carimbadas, um patrimônio cultural e gastronômico do Rio, que desfilam nas areias escaldantes pra lá e pra cá vendendo delícias para todos os gostos. Alguns gritam freneticamente seus bordões, pura estratégia de marketing para chamar atenção da clientela. Se tem um lugar onde tem mais ambulantes por metro quadrado no Rio de Janeiro, este lugar é Ipanema.  Veja nossa seleção das melhores “laricas” de Ipanema. 

Mate de Galão

Essa iguaria estupidamente gelada refresca cada célula do seu corpo já no primeiro gole. Em um galão, uma dose de mate, noutro, de limão. É bom fidelizar um vendedor, pois alguns tem procedência duvidosa. O mais famoso é do Marcelo, uma unanimidade, facilmente reconhecido com seu inseparável chapéu de palha. A bebida vai bem, é claro, com biscoito Globo, o par perfeito das areias cariocas.

  • Endereço : Avenida Vieira Souto, , Ipanema

Hareburger

“Se você não sabe que o Hareburger é o melhor hambúrguer de todas as galáxias, é porque você mora sozinho num asteroide na constelação de Ursa Menor (ou nunca pegou uma praia em Ipanema)”, dispara Raphael, o vendedor ambulante mais astral das areias, quiçá do universo intergaláctico. Em 2006, ele descobriu com quantos “tomates psicodélicos” se faz a receita de sucesso de seu sanduiche vegetariano, como o tradicional (cheddar, tomate, alface e mostarda de ervas finas) e o shiva shitake (cogumelos ao shoyu, tomate seco e mostarda de mel). 

  • Endereço : Avenida Vieira Souto, , Ipanema

Açaí

Marçal é quem vende mais tijelinhas de açaí, nossa iguaria ultra gelada, batida com guaraná e banana e salpicada com granola. Ele lançou mão até de um megafone para chamar atenção da clientela, onde berra numa performance quase teatral. “Açaí, açaí! Com mel de abelha”, em todas as entonações possíveis, virou seu bordão.

  • Endereço : Avenida Vieira Souto, , Ipanema

Sucolé do Claudinho

Polpas de frutas bem geladinhas embaladas em saquinhos, isso é sacolé. Clássico desde os anos 80, Claudinho é um dos mais famosos da praia. No alto verão, vende até 3.000 sacolés em três de horas, com vendedores espalhados em Ipanema e Leblon. Dentre os mais vendidos, está o de mousse de maracujá, ótimo pra refrescar a tarde e adoçar a vida.

  • Endereço : Avenida Vieira Souto, , Ipanema

Sanduíche do Uruguaio

Nuestro hermano Milton Gonzales comanda a Barraca do Uruguai, onde são preparados generosos sanduíches no pão francês, com molho chimichurri e cebola, que guardam o recheio de linguiça, carne, frango ou misto, que são assados na churrasqueira. Se você não liga para calorias, essa opção dá sustância para aguentar um dia todo de praia. A delícia fica na altura do posto 9.  

  • Endereço : Avenida Vieira Souto, , Ipanema