Esportes & bem-estar

Rio visto de cima

Os esportes radicais que ampliam o horizonte carioca

Por Bruna Velon

O Rio, que já é lindo no nível do mar, pode ser ainda mais exuberante quando visto lá do alto. Mas contemplar montanhas, praias, mar, lagoas e o cenário urbano com o horizonte ampliado, sem ser através de meios de transporte convencionais, é só para quem encara o medo e gosta de doses fortes de adrenalina, preceito básico para praticar esportes radicais. Definitivamente, é um privilégio para poucos e corajosos mortais. E as recompensas pela ousadia são grandes.

Voar de asa delta e parapente

Nattrip

Pedra da Gávea, Dois Irmãos, Corcovado, Pão de Açúcar e Rocinha fazem parte do roteiro. O voo duplo de asa-delta ou parapente tem duração de 8 a 30 minutos, depende de diversas variáveis, e é garantia de muita emoção. O ponto de partida é a Pedra Bonita, em São Conrado, no meio do Parque Nacional da Tijuca, com acesso pela Estrada das Canoas, e o destino final é a Praia do Pepino. Os voos dependem sempre das condições climáticas, então, fique esperto para não pagar nada com antecedência, pois sua aventura pode não sair do chão. Os pilotos fazem fotos e vídeos do passeio, a gosto do freguês.

  • Endereço : Rampa de Vôo Livre da Pedra Bonita, , São Conrado

Subir a Pedra da Gávea

Patrick Gomes

A imensa montanha vizinha à Pedra Bonita tem mais 800 metros de altura. É chamada também de a Cabeça do Imperador, por causa de seus contornos. É a plataforma ideal para vislumbrar a Zona Sul e a Zona Oeste do Rio. A jornada começa na entrada no Parque Nacional da Tijuca, no fim do Caminho do Sorimã. A partir de lá são mais ou menos 2,5km. Assim parece fácil, mas o percurso é íngreme e a hora de encarar o trecho conhecido como “Carrasqueira” é que são elas. São 30 metros desafiadores de subida, que são vencidos mais facilmente com a ajuda de equipamentos de escalada. O visual lá de cima está entre os mais bonitos da cidade, quiçá, do mundo, mas não está acessível para amadores.

  • Endereço : Pedra da Gávea, , São Conrado

Escalar o Pão de Açúcar

Riotur

O Rio de Janeiro tem mais de 400 rotas para escalada com diversos níveis de dificuldade. Também, pudera. A cidade é cercada de montanhas sinuosas, um convite para poucos privilegiados apreciarem aquelas paisagens emblemáticas de ângulos completamente diferentes. Só no Pão de Açúcar são mais de 40 vias, com desafios para todos os níveis. A mais famosa é a Via dos Italianos, só para experientes, e a que oferece a vista mais bonita.

  • Endereço : Pão de Açúcar, , Urca

Highline no Morro do Cantagalo

Vitor Marigo

Há alguns verões, se equilibrar em pé numa fita suspensa para atravessar de um ponto a outro virou febre entre os cariocas. Esse é o slackline. Mas aqueles que queriam mais desafios, aperfeiçoaram a técnica e estrearam novos picos para se aventurar no highline, realizado em grande alturas. Um dos lugares favoritos dos praticantes aqui no Rio é no Morro do Cantagalo, com a Lagoa Rodrigo de Freitas sob os pés. O esporte requer muito treinamento e equipamentos adequados, ou seja, não tente fazer isso sem acompanhamento e experiência.

  • Endereço : Morro do Cantagalo, , Copacabana

Saltar de paraquedas

Nattrip

Tempos atrás era possível fazer voo-livre em Jacarepaguá, mas todos os saltos agora são feitos no Aeródromo de Resende, a 150 km do Rio, a maior área de salto do estado.  Para fazer o salto duplo, é preciso agendar com antecedência e ainda checar se as condições climáticas no dia estão favoráveis. É aventura. 

Estrada do Aeroporto, s/n, Hangar 4, - Resende. Tel: (21)3410-4599. (Ligue para agendar um salto.)

  • Endereço : Estrada do Aeroporto, s/n, Elite
  • Telefone : +55 (24) 3354-2757
Tags