É inegável que o Rio é a capital brasileira do bem-estar relacionado à atividade física, seja por questão de saúde ou estética. O culto ao corpo na Cidade Maravilhosa é grande, já que as altas temperaturas colocam a maioria dos cariocas em clima de “projeto verão” o ano todo. Além disso, a possibilidade de fazer atividades ao ar livre favorece a prática de diversos esportes,como a corrida, que talvez seja o exercício físico mais popular por aqui. A cidade oferece excelentes pistas e com cenários naturais absolutamente incríveis. Basta passar pelas ciclovias para ver dezenas de corredores de fim de semana e atletas maratonistas treinando a toda velocidade. É só se preparar, calçar o tênis e voar baixo nas principais pistas de corrida do Rio.
São 7km de cartões-postais do fim da Praia de Botafogo até o aeroporto Santos Dumont. Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Memorial da Segunda Guerra Mundial, o centro da cidade, o Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) fazem parte do trajeto. O percurso inteiro é devidamente marcado a cada cem metros e contorna o mar com curvas bem recortadas, tornando a paisagem ainda mais interessante. Aos domingos, é possível correr na pista que fica fechada para carros. É lá onde acontecem as principais maratonas do Rio.
O trecho clássico escolhido por muitos corredores na Zona Sul, a Lagoa é quase uma volta olímpica perfeita de 7,5 quilômetros. Cada intervalo de 100m é marcado no chão e assim fica fácil manter um controle sobre a distância que você já deixou para trás. As vistas são espetaculares. O horário do pôr do sol é sensacional para correr e você consegue ver quatro bairros diferentes pelo caminho. Lembre-se, porém, de ficar sempre atento à noite, pois nem todo o percurso é bem iluminado.
São quase 8km da Avenida Niemeyer à Pedra do Leme, com o mar sempre no horizonte. Ideal para ver o nascer (correndo no sentido leme) ou o por do sol (sentido Leblon). A orla vive cheia. Aliás, no vai-e- vem, a troca de olhares entre os corredores é intensa – a paquera rola solta entre um trecho e outro. A grande vantagem deste percurso é poder dar um mergulho revigorante no mar a qualquer momento. Isso que é unir o útil ao agradável.
São 8km de pista (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Tijuca, que fica fechado para carros no finais de semana, das 08h às 17h. Floresta exuberante, vista espetacular da cidade e pausas na Vista Chinesa e nas quedas d’água naturais fazem esse percurso montanhoso ser totalmente imperdível. Mas é pra quem já tem ótimo preparo físico para encarar as subidas e descidas. Haja fôlego e joelho.
São aproximadamente 5km entre o Pontal Tim Maia e o início da Reserva de Marapendi, área muito frequentada por esportistas de diversas modalidades, principalmente, surfistas. Quem tiver gás para continuar, pode seguir a reta de 8km da praia da Reserva ou pegar a Estrada do Pontal e subir o morro que dá acesso à Prainha e chegar correndo a uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro.
Endereço
: Av. Lúcio Costa, , Recreio
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.