Esportes & bem-estar Convidado

Henrique Pistilli

Apresentador do Canal OFF escolhe os picos para pegar jacaré

Maíra Kellermann

Descer as ondas e até fazer manobras usando nada além do próprio corpo é o princípio do surf de peito ou “pegar jacaré”, como é conhecido no Rio. O que era diversão nas praias cariocas virou coisa séria e, hoje em dia, existem até campeonatos regionais e internacionais de “bodysurf”. Ícone da prática no Brasil, Henrique Pistilli é conhecido como o “homem-peixe”, alcunha que rendeu uma série de TV homônima no Canal OFF, dedicado a esportes radicais. O atleta e apresentador faz jus ao título. Já praticou mergulho, canoagem, waterpolo e, desde 2005, vai todos os anos ao Havaí, já tendo surfado no peito ondas de até 15 pés havainos. Quem gosta de se divertir nas ondas com adrenalina, não vai ficar que nem um peixe fora d’água: Pistilli escolheu as melhores praias para pegar jacaré no Rio.

São Conrado

“São Conrado é definitivamente pra mim o melhor pico para o bodysurf no Rio, quiçá no Brasil. Porém, a poluição tem me impedido de entrar na água nas últimas vezes que tentei surfar por lá, o que é um alerta para que tomamos consciência de que “o que fazemos com o Oceano, estamos fazendo com nós mesmos”. São ondas cavadas, fortes, tubulares e rápidas, com personalidade das ondas havaianas”.

  • Endereço : São Conrado, , São Conrado

Praia do Diabo

O lado do arpoador, em meio aos costões de pedras, promove ondas tubulares e curtas, muito divertido para manobras e celebrar a manhã com amigos. Passei anos frequentando o pico, principalmente, pela manhã, antes do trabalho ou dos estudos”.


  • Endereço : Praia do Diabo, ,

Recreio

Já tive dias clássicos por ali. Tem uma bancada boa, com ondas normalmente cavadas e muita diversão. Como é o pico mais perto da casa dos meus pais, onde fico quando venho ao Rio, é aquele ideal para um surf rápido no meio da correria, que faz a cabeça com uma corridinha antes e depois da água. Na verdade, a melhor opção é sempre estar na água, nem que seja por meia hora em um dia agitado.”

  • Endereço : Av. Lúcio Costa, , Recreio

Prainha

Sensações similares a Grumari em termos de mata virgem, mas de vez em quando recebe poluição do Rio Morto, que desemboca ali ao lado. A montanha nos abraça e a história de preservação de sua reserva é digna de orgulho. Porém, nos finais de semana, o localismo e o crowd pode tornar o surf estressante. Recomento a onda do costão esquerdo, com tubo no meio da sessão, podendo abrir a parede até a beira. No meio da semana, é onda mais surfo quando estou no Rio.”

  • Endereço : Prainha, ,

Grumari

“O ambiente de mata virgem e água ainda limpa é o que mais me atrai. Além disso, tem vários picos de surf ao longo da praia, onde você pode fugir do crowd e ter uma conexão mais profunda com o oceano. Ondas fortes, pesadas, recebendo as principais ondulações sempre com maior tamanho”.

  • Endereço : Praia de Grumari, ,