Blocos de Carnaval de rua do Rio 2026

Preparamos uma seleção especial dos blocos mais queridos e frequentados pela nossa equipe, que adora uma folia...

Por Andrea Ferreira

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas, a nossa equipe já se reuniu para preparar uma super curadoria dos nossos blocos preferidos para os 5 dias (oficiais) de folia. Dos mais tradicionais, aos megablocos, que arrastam multidões, até os blocos de bairro, que reúnem aquela galera conhecida e as fantasias mais criativas e improvisadas. Escolha o que combina mais com a sua energia e caia na folia com a gente!


Sexta, 13 de fevereiro

Carmelitas

Carmelitas – 13h - Santa Teresa

Fundado em 1990, o Bloco Carmelitas é um dos mais tradicionais e charmosos do Carnaval do Rio de Janeiro. Reúne foliões de todas as idades e origens, que se unem para cantar marchinhas tradicionais, samba e outros ritmos do Carnaval.

Boêmios da Lapa – 17h - Lapa

O Bloco Boêmios da Lapa reúne os foliões no bairro mais boêmio da cidade, celebrando a diversidade cultural da cidade ao som de muito samba. A concentração está prevista para às 17h e dispersão às 22h, na praça Cardeal Câmara.

Senta que eu empurro – 18h - Catete

O Bloco Senta que eu Empurro, foi fundado em 2008, no Catete, por pessoas com deficiência. A ideia foi promover a inclusão, alegria e igualdade entre os foliões do bairro

Embaixadores da Folia – 18h - Centro

Criado há 26 anos, o bloco já está na prateleira dos mais tradicionais da cidade, ao lado do Cordão da Bola Preta, Cacique de Ramos e Bafo da Onça.
A dispersão está prevista para as 22h, na Av. Nilo Peçanha.

Sábado, 14 de fevereiro

Cordão do Bola Preta

Cordão do Bola Preta – 7h - Centro

O Cordão da Bola Preta é o que há de mais tradicional no carnaval carioca, e já levou mais de 2 milhões de pessoas para as ruas. Fundado em 1918, desfila de branco e preto e reúne uma banda com percussão e metais.

Amigos da Onça – 7h - Flamengo

Um dos blocos mais antigos do Rio, o Amigos da Onça é conhecido por suas marchinhas tradicionais e por reunir um público fiel. Sua marca registada são as performances e fantasias e um repertório que reúne composições autorais, uma mistura de ritmos, que passa pelo pop, groove, salsa, rock, reggae, samba, funk, carimbó, maracatu, bumba-meu-boi, ijexá, baião , pagode baiano e pagodes dos anos 90.

Céu na Terra – Santa Teresa – 7h

Fundado em 2001, o Bloco Céu na Terra recria em Santa Teresa a magia dos antigos carnavais. A Orquestra Popular Céu apresenta arranjos originais para sopros, percussões, vozes e harmonias, contagiando o público com as tradicionais marchinhas de Carnaval.

Escangalha – 8h – Jardim Botânico

Criado em 2007, o Bloco Escangalha leva para as ruas do Jardim a tradição das escolas de samba, com repertório de sambas enredos das grandes escolas do Rio.

Beco do Rato – Centro – 10h

O Bloco do Beco do Rato envolve os foliões com o clima envolvente das rodas de samba e e o ritmo dos instrumentos tradicionais nas ruas da Lapa.

Bloco do Barbas – 11h - Botafogo

Fundado em 1985, por Nei Barbos e o barbudo Nelsinho, filho do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, o bloco reúne foliões caracterizados com barbas e um clima de bom humor e camaradagem. O bloco desfila ao som do seu próprio samba-enredo com tons políticos e críticos, sem deixar a diversão de lado.

Rebarbas – 14h - Botafogo

O Bloco Rebarbas é um bloco parado que ganhou esse nome por ser, inicialmente, uma “dispersão” dos foliões que saíam do bloco Barbas. O bloco parado reúne público de todas as idades com um repertório animado, cheio de clássicos populares e hits que atravessam gerações, transformando as ruas do bairro em uma grande pista de dança.

Ordinários Elétricos – 13h - Flamengo

Fundado em 2019, o Ordinários Elétricos traz a energia do carnaval baiano para as ruas do Rio de Janeiro, criando a conexão cultural entre Rio e Bahia. Através de um trio elétrico, leva ritmos como samba-reggae, ijexá e galope, com arranjos originais e uma bateria de 40 integrantes. Apadrinhado por Compadre Washington e com direção musical de Leonardo Reis, o bloco homenageia ícones como Dodô e Osmar, Ivete Sangalo, Baiana System e Chiclete com Banana.

Banda de Ipanema – 15h - Ipanema

Fundada em 1965, a Banda de Ipanema foi declarada patrimônio cultural carioca. Sua marca registrada é não usar carro de som, levando para as ruas apenas seus ritmistas, músicos e instrumentos, com ala de sopros e percussão.

Domingo, 15 de fevereiro

Simpatia é Quase Amor


Que merda é essa? – Ipanema – 8h

O Bloco que Merda é Essa desfila pelas ruas de Ipanema com marchinhas carnavalescas que satirizam a realidade nacional com humor e irreverência.

Bangalafumenga – Glória – 9h

Fundado em 1998, o Bangalafumenga embala os carnavais cariocas com suas interessantes misturas entre funk, samba, músicas regionais, MPB, cirandas, além de composições dos fundadores.

Empolga às 9 – Leme – 12h

É considerado um dos blocos mais animados do carnaval carioca. Com bateria própria, esse Bloco se dedica o ano todo a ensaiar arranjos exclusivos, contribui para a sonoridade única e original do Empolga às 9 durante o Carnaval, que se destaca por seu repertório eclético.

Bloco Toca Rauuul – Centro – 13h

O Bloco Toca Rauuul reinterpreta sucessos de toda a carreira de Raul Seixas em diversos ritmos brasileiros, como frevo, samba, marchinha, ijexá, afoxé e maracatu.

Simpatia é quase amor- Ipanema – 14h

Com as cores amarelo e lilás, o bloco foi criado em 1985, em meio à campanha das Diretas Já, e até hoje reúne foliões de todas as idades, de crianças a idosos, na orla de Ipanema. O grito de guerra “Alô burguesia de Ipanema!” ecoa pelas ruas, contagiando a todos.

Perereca do Grajaú – Grajaú - 16h

O desfile reúne participantes, vestidos com fantasias criativas e coloridas que animam crianças e adultos nas ruas do Grajaú.

Segunda, 16 de fevereiro

Sargento Pimenta

Corre Atrás – Leblon – 7h

O Bloco Corre Atrás apresenta um repertório composto por marchinhas, sambas enredos consagrados e o hino oficial da agremiação, proporcionando uma experiência carnavalesca autêntica e nostálgica aos foliões.

Sargento Pimenta – Glória – 8h

O Bloco do Sargento Pimenta apresenta músicas dos Beatles mesclados com ritmos brasileiros. No Bloco, você ouvirá “A Hard Day’s Night” como funk, “All My Loving” com ritmo de marchinha, “I Wanna Hold Your Hand” versão samba, entre outros. O bloco leva ao Aterro do Flamengo um público eclético e apaixonado por música.

Largo do Machadinho, mas não largo do suquinho – Largo do Machado – 9h

O Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho é dedicado aos pequenos foliões. Com o desenhista Ziraldo como padrinho, as crianças se fantasiam de Menino Maluquinho e levam muita diversão para o desfile.

Bafo da Onça - Santa Teresa- 10h

Um dos mais tradicionais da cidade, foi fundado em 1956 em um botequim do bairro do Catumbi, no centro do Rio de Janeiro. O nome do bloco vem de um de seus fundadores, Seu Tião Carpinteiro, que desfilava fantasiado de onça pintada.

Carvalho em Pé – Botafogo – 10h

O Bloco Carvalho em Pé, simpático cordão criado pelos proprietários do extinto Boteco du Carvalho. Anima a rua Visconde de Caravelas com sua animada roda de samba.

Comuna que pariu – Centro – 14h

O bloco se organizou em 2009 por iniciativa da UJC (União da Juventude Comunista) e tomou forma mais definitiva em 2013, aquecido pelas lutas na cidade do Rio de Janeiro. É um bloco que celebra a resistência e a luta, com muita música e energia.

Estica do Flamengo – Flamengo – 14h

O Bloco Estica do Flamengo foi fundado em 2007 como uma opção divertida para foliões do Flamengo e áreas próximas.

Terça, 17 de fevereiro

Orquestra Voadora

Beco das Garrafas – Copacabana – 7h

O bloco resgata a história do Beco das Garrafas, ponto do bairro que marcou a bossa nova nas décadas de 50 e 60. A festa revive memórias e momentos históricos da Rua Duvivier.

Quem me chamou – Leme – 8h

O bloco é uma homenagem à Maria Bethânia e à sua obra, que seguem inspirando o carnaval de rua.

Cardosão de Laranjeiras – Laranjeiras - 9h

Fundado em 1970, o Cardosão é um dos mais tradicionais e movimentados blocos do bairro, reunindo moradores de toda a região.

Cachorro Cansado – Flamengo – 9h

Fundado em 1975, o Cachorro Cansado é o bloco mais badalado do Flamengo e reúne multidões de todas as idades pelas ruas do bairro com carro de som e muita energia.

Empurra que pega – Leblon – 12h

Desde 1990 o Bloco Empurra que pega anima os moradores do Leblon de todas as idades, com muito charme e alegria.

Orquestra Voadora – Glória – 15h

Conhecida nacional e internacionalmente, a Orquestra Voadora oferece uma experiência musical única, com batuques, percussão e muitos outros rítmos.

Mulheres da Vila – Vila Isabel – 15h

O bloco Mulheres da Vila foi criado para celebrar a força feminina e reúne entre seus componentes mulheres de todas as idades, que desfilam por Vila Isabel.

Banda da Seans Pena – Tijuca – 16h

Fundada em 2006, a Banda Saens Pena é conhecida por animar os foliões em grande estilo no último dia oficial do Carnaval, pelas ruas da Tijuca.

Último gole – Gávea – 16h

O bloco Último Gole fecha o Carnaval na Gávea, com sambas tradicionais que agradam todos os foliões.

Tags