O tema da lista top5 de fim de semana é: eventos no Centro, da Praça Mauá a Lapa. Feiras, shows, festas e atividades culturais diversas com entrada gratuita ou com ingressos até R$80. Aproveite!
O museu de ciência da Praça Mauá completa seu primeiro aniversário com programação especial gratuita durante o fim de semana. A maratona começa na sexta, 16, com show do cantor Zé Paulo Becker, das 18h às 22h, no átrio do museu. No sábado, das 14h às 17h, palestras e oficinas acontecem no Laboratório de Atividades. Para finalizar, domingo a entrada será gratuita. A partir das 10h, mais de 70 barracas de gastronomia, produtos naturais e orgânicos e artesanato ocuparão os jardins do Museu do Amanhã com a feira “O Banquete”. Ainda estão previstas rodas de conversa com especialistas sobre a cultura carioca do Porto, apresentações da Expo Passinho Carioca, atividades para crianças, roda de samba com Prata Preta e Escravos da Mauá, dois consagrados blocos do Carnaval de rua carioca.
Ao lado do Museu do Amanhã, o antigo terminal marítimo de passageiros do Touring Club do Brasil, na Praça Mauá, recebe a badalada festa MOO. O evento será nos jardins, com pista ao ar livre e uma exuberante vista para a Baia de Guanabara - e festa vai render até as 6 horas da manhã, bom para ver o amanhecer. No line up, Carrot Green, Guigo, Diogo Reis e Badenov. Colocando o nome no mural do evento, a entrada é de graça até as 00:30h. Após esse horário, preço único de R$ 20 (ingresso somente em dinheiro, mas eles aceitam cartão nos bares).
Conectar culturas, sons, línguas e arte é a proposta do CRAB Sotaque Carregado, projeto idealizado por DJ MAM (foto), que acontece na revitalizada Praça Tiradentes. Na programação, estão Bonde Babalakina encontra Som das Artes, André Sampaio & Os Afromandinga encontra Alabê KetuJazz, Afrojazz Brasil encontra Banda Black Rio, DJ mam encontra CL∆PS. Ou seja, vai ter jazz, música eletrônica e batidas afro, como o samba, o carimbó e o funk carioca. O festival agrega também dança, artes visuais, artesanato e outras linguagens, como o mapping produzido por VJ Notívago exclusivamente para o dia. O CRAB Sotaque Carregado leva para a rua o melhor que nossa cultura proporciona: a diversidade.
Na sexta-feira, 16, o Galpão do Porto, do Rua City Lab (foto), receberá o Festival de Forró do Rio, que completa 17 anos. Para comemorar seu aniversário, o evento fará uma homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, junto a uma parceria inédita, com o Coletivo I love MP, do Morro do Pinto, no Santo Cristo. Serão 12 horas de forró de pé-de-serra com diversas atrações, entre DJs e shows ao vivo, com Trio Estopim, Trio Nordestino, Trio Pé de Serra, Os 4 Mensageiros, DJ Xeleléu, DJ Edu Rio e DJ Darvyn Orlan. O evento celebrará o Dia Nacional do Forró, comemorado em 13 de dezembro. A programação terá workshop de forró das 19h às 21h e os shows serão das 22h às 07h.
Com ingressos esgotados para sexta e sábado, o show de comemoração dos 30 anos do grupo Legião Urbana terá uma data extra no domingo, no Circo Voador. O projeto de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá nasceu em 2015, após a reedição do disco de estreia da banda de 1985, quando os dois reuniram um time de amigos para tocarem na íntegra o primeiro álbum. E, depois de circularem pelo Brasil inteiro, retornam ao palco que os impulsionou para a reviver uma das bandas mais importante do rock nacional.