Exposições, peças teatrais e mostra de cinema entram em cartaz no Rio
Nesta segunda quinzena de maio, teatros e centros culturais do Rio de Janeiro estão com novidades na programação. Destaque para peças teatrais, exposições e mostra de animação, com opções gratuitas ou a preço popular. Confira nossa agenda cultural do Rio de Janeiro para as próximas semanas.
Feminismo, política, estilo de vida, vanguarda e cultura carioca, é claro, são algumas das narrativas que permeiam a nova exposição do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio). A mostra "Yes! Nós temos biquíni" comemora os 70 anos do traje que transformou o comportamento da mulher e acompanhou mudanças de paradigma, conquistas, libertações e liberalidades – tudo com um olhar bem brasileiro. “O biquíni revolucionou o mundo, mas o Brasil revolucionou o biquíni”, afirma a curadora Lilian Pacce.
A mostra reúne cerca de 120 obras, entre looks icônicos e históricos de moda praia, fotografias, pinturas, esculturas, vídeos, ilustrações, instalações, artefatos históricos e amplo material iconográfico. Performances, debates e um ciclo de cinema também fazem parte da programação da exposição, que ocupará o 2º andar do Centro Cultural até 10 de julho.
Obras de arte que podem ser tocadas, devem. A artista visual Suzana Queiroga, integrante da famosa Geração 80 do Parque Lage, inaugura a mostra individual do Museu Nacional de Belas Artes. Um dos destaques da mostra é a obra “Topos”, um relevo em gesso doado em 2009 ao MNBA, produzida já com a intenção de participar de um projeto educativo, no qual a relação com a obra pudesse ser estimulada a partir da percepção tátil. Além desta, serão exibidas outras três obras, sendo que uma delas será produzida na abertura da exposição, focando no desenvolvimento de uma rica experiência sensorial com cegos e videntes. Suzana Queiroga vai apresentar um mapa interativo da região onde se localiza o Museu Nacional de Belas Artes, além de outras obras que poderão ser tateadas.
Era 1836 quando o dramaturgo Nikolai Gogól escreveu a trama “O Inspetor Geral”, uma das mais emblemáticas comédias russas do período pré-revolucionário. A história se passa numa pequena cidade russa à espera de um inspetor do governo federal. Sua visita desencadeia desespero entre o prefeito e os gestores públicos para encobrirem seus esquemas de corrupção, além de trazer à tona a passividade da população frente as falcatruas de seus representantes. De forma satírica, é abordado o descaso com a coisa pública. Sob direção de Eliza Pragana, a Damões Cia de Teatro convida o espectador a questionar as condutas éticas na política e entre os próprios cidadãos. O elenco é formado por Babu Carreira, Bruno Gaspar, Clarissa Albuquerque Lima, Eduardo Moé Diniz, Eric Polly, Iuri Vieira, Julia de Lorean, Larissa Duarte, Maíra Dibe, Pedro Gonzalez e Rodrigo Amém.
Após temporada de sucesso em janeiro de 2017, o grupo ficará em cartaz no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, nos dias 20, 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de maio.
Depois do enorme sucesso no Second Stage Theater (circuito off-broadway) em Nova York, em Sydney, em Buenos Aires e em São Paulo, chega ao Teatro das Artes, no Rio de Janeiro, dia 19 de maio, o espetáculo 'Estranhos.com' (Sex with strangers). Com texto da prestigiada autora norte-americana Laura Eason, roteirista da série 'House Of Cards', a montagem conta com enredo sobre desejo, amor e a natureza complexa da identidade na era digital. A peça narra a história de amor entre dois personagens de mundos distintos. Ele, William, um jovem blogueiro que faz um estrondoso sucesso na internet com relatos sobre as suas experiências sexuais. Ela, Olivia, um pouco mais velha que ele, professora de literatura e escritora talentosa avessa ao mundo digital e das celebridades. Quanto pode ser surpreendente e desafiador o convívio com alguém moldado e fabricado dentro do mundo virtual da internet?
O universo onírico do artista considerado o “Walt Disney do Leste Europeu” invade a CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 16 a 28 de maio de 2017, na mostra de cinema As marionetes de Jirí Trnka, com exibições inéditas no Brasil. Serão apresentados seis longas-metragens e 15 curtas de animação inspirados nos contos de fadas, lendas medievais e acontecimentos históricos do tempo do artista tcheco. Entre os destaques da mostra, estão também as cópias restauradas de dois longas-metragens: O ano tcheco (Spalícek, 1947) e As velhas lendas tchecas (Staré povesti ceské, 1953). A produção investiu, ainda, na telecinagem 2K e digitalização de dois outros filmes: o curta-metragem O Circo de Hurvinek (Cirkus Hurvinek), de 1955, e o terceiro trecho do longa O bom soldado Schweil (Dobry Vojak Svejk), de 1955. Todos os filmes serão exibidos em blu-ray, em HD.
Endereço
: Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Telefone
: (21) 3980-3815
Horário:
Dom 10:00 às 20:00, Ter 10:00 às 20:00, Qua 10:00 às 20:00, Qui 10:00 às 20:00, Sex 10:00 às 20:00, Sab 10:00 às 20:00
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.