O baiano Dorival Caymmi decretou sem maiores delongas que "quem não gosta de samba bom sujeito não é". Como aqui somos todos do bem, chegou o momento de comemorar o dia do mais brasileiro dos estilos musicais, que em 2016 celebra seu centenário. Apesar da data oficial ser na sexta, dia 2, no berço do samba a comemoração dura o fim de semana inteiro, com muito batuque e cadência. Confira nossas dicas e programações para o Dia Nacional do Samba 2016.
Trata-se da nona edição do evento que irá reunir feira gastronômica, oficinas carnavalescas, cortejo de blocos, debates, roda de samba comandada pelo Sururu na Roda, entre outras atrações. Além disso, será inaugurada a exposição Artesãos da Folia, que vai mostrar todo o lado artesanal do carnaval, com trabalhos de artistas, músicos e foliões, envolvidos nos saberes e fazeres que permeiam a festa de rua. A farra acontece no sábado (3) e é organizada pela Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio).
Tradicional, o evento criado por Marquinhos de Oswaldo Cruz este ano será realizado em dois dias: sexta (2) e sábado (3). Com uma queima de fogos a partir de meia-noite do dia 2, o evento estará aberto oficialmente e contará com diversas rodas de samba. Já no sábado, a partir das 15h, o batuque começa com shows no Palco da Central do Brasil. Já a partir das 18h24, em intervalo de 20 minutos, quatro trens partirão da estação em viagens diretas para Oswaldo Cruz. Dentro dos vagões, rodas de samba irão animar o público. O acesso será feito por meio de ação social com a troca de 1 kg de alimento não-perecível. Confira a programação completa no site.
Comandado pelo talentoso Hamilton de Holanda, o Baile do Almeidinha nasceu em 2012 e desde então arrasta para baixo da lona do Circo Voador todos que gostam de dançar ao som de grandes clássicos da música brasileira tocados de forma instrumental. Para celebrar o Dia do Samba, o bandolinista levará ao palco convidados surpresa no sábado (2). Entre um set e outro, o som fica nas mãos do DJ Lencinho.
O ingresso custa R$30.
Casa querida por fãs de boa música, o Trapiche Gamboa recebe o Samba Bom para uma roda que irá relembrar grandes sucessos do estilo, na sexta (2). O grupo formado por Pedro Paulo Malta
(voz e tamborim), Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas), Tiago Prata (cavaquinho), Alexandre Maionese (flauta, tamborim e voz), Beto
Cazes e Fábio Cazes (percussões) terá no palco uma companhia especial: Monarco, dono de uma das vozes mais marcantes da história do samba. O couvert custa R$30.
A tradicional feira realizada na Rua do Lavradio escolheu o Dia do Samba como tema da edição que será realizada no sábado (3). Além das barracas de sempre com suas antiguidades, um show da cantora Adriana Dutra com o grupo Nega de Crioulo vai relembrar grandes sucessos do samba e animar os presentes. A feira acontece das 10h às 19h, com show às 16h30 em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado).
Endereço
: Rua do Lavradio, , Lapa
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.