Centros culturais, pinturas à céu aberto e museu de ponta fazem parte desse roteiro de arte no Porto Maravilha, uma das áreas mais promissoras em cultura, entretenimento e empreendedorismo do Rio de Janeiro, tanto que por lá foi criado o Distrito Criativo do Porto. A região está de vento em popa em seu processo de revitalização urbana, reverenciando a história local e apontando os rumos para o futuro. Confira nossa programação com as melhores programações de arte e cultura no Porto Maravilha.
Despontou no horizonte da belíssima Praça Mauá, reaberta para o público no segundo semestre de 2015, o moderníssimo museu de ciências e arte, que promove um encontro do passado, presente e futuro através da tecnologia – e de ponta, diga-se de passagem. A construção de arquitetura arrojada tem 15 mil metros quadrados e compõe, junto com o Museu de Arte do Rio, a nossa Museumplein carioca.
Uma fusão do moderno com o antigo, da tecnologia com a história. O MAR apresenta exposições com foco no Rio de Janeiro e um andar inteiro dedicado às artes visuais. O telhado em formato de onda, ponto alto da arquitetura do local, parece flutuar sobre o museu unindo com sutileza a construção histórica da época de Dom João ao prédio moderno. O terraço é uma parada obrigatória: a vista do Rio de Janeiro de lá de cima é muito especial. Todas as terças-feiras a entrada é gratuita (confira a lista de gratuidades nos museus).
O maior mural de grafite do Rio tem 30 metros de altura e 70 metros de largura e fica na Gamboa, entre as ruas Sacadura Cabral e Coelho e Castro. O painel multicolorido foi feito por Toz com ajuda de mais de oito grafiteiros. Nos arredores, há ainda enormes pinturas nas laterais de prédios, grafites na Pedra do Sal (Rua Argemiro Bulcão – Saúde.) e no entorno do Galpão Ação da Cidadania (Avenida Barão de Tefé, 75 – Saúde), onde aconteceram edições do festival ArtRua. Veja aqui um roteiro de arte urbana no Rio.
O espaço onde funcionara uma famosa indústria de balas e chocolates atualmente abriga ateliês e estúdios de mais de 50 artistas de diversas escolas, alguns dos pioneiros em migrar para a Região Portuária. São Frequentemente, a turma promove eventos, exposições e shows que colocaram o bairro de Santo Cristo na rota cultural carioca.
O Morro da Conceição é realmente inspirador, tanto que vários artistas moram e mantêm seus ateliês por lá. Para valorizar esta vocação local, um grupo fundou este coletivo, em 2002, para promover e divulgar seu circuito cultural. Frequentemente, eles oferecem ao público oficinas de arte gratuitas, exposições e, anualmente, o evento Porto Aberto para as Artes, com ateliês de pintura, escultura, gravuras, entre outras modalidades, abertos à visitação. A programação é divulgada no Facebook do projeto.
Endereço
: Morro da Conceição, , Saúde
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.