Um dos privilégios do Rio de Janeiro é o encontro entre o mar e as montanhas. Sem modéstia, é a orla urbana mais bonita do mundo. Em cada trecho, um cartão-postal. E para explorar a cidade de diversas formas, quem gosta de atividades ao ar livre pode seguir este roteiro de caminhadas no Rio para ver o mar, com subidas fáceis para ver o visual da cidade e do mar lá de cima. E, na descida, o programa termina com um belo mergulho de mar em algumas das melhores praias do Rio. Tem recompensa melhor depois de suar a camisa e curtir um visual daqueles?
Em cenário de cartão-postal, aos pés do Morro da Urca e vista para o Pão de Açúcar, este é um dos melhores lugares para caminhar no Rio. O trajeto começa no lado esquerdo da pequena e exuberante praia Vermelha e tem 1,25km de extensão. O caminho é todo à beira-mar, cercado por verde, com diversas árvores nativas, como o pau-brasil, e animais silvestres. Por lá, não é permitido bicicleta, skate ou patins. Quem quiser suar a camisa, vale fazer a trilha do Morro da Urca, subida feita em cerca de 40 minutos. O visual compensa o esforço. Uma alternativa é descer de Bondinho. Na volta, aquele mergulho revigorante na Praia Vermelha.
O Forte Duque de Caxias, popularmente conhecido como Forte do Leme, é uma excelente opção de caminhada no Rio. Vale a pena subir o trajeto de paralelepípedos durante meia hora para contemplar a vista para toda a praia de Copacabana, além de Pão de Açúcar e Praia Vermelha de ângulos fora do lugar-comum. O trajeto circunda o morro, então é possível apreciar diversos visuais. Um mergulho na praia do Leme cai bem.
Ícone carioca, o Morro Dois Irmãos reina absoluto na orla do Arpoador ao Leblon. Pois é possível chegar pertinho dele ao subir para o Parque Penhasco Dois Irmãos, com acesso a partir da rua Aperana, no Leblon. Quem preferir, pode subir de carro até o estacionamento e fazer resto do passeio a pé. A Área de Preservação Ambiental oferece quatro mirantes, em diversos níveis, com deques de madeira. Lá de cima é possível avistar as praias, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico e Corcovado. Para finalizar, um mergulho na praia do Leblon, com uma esticadinha no quiosque Azur, do chef Pedro de Artagão, fazem a programação perfeita.
. Fotógrafo Tiago Petrik, do RIOetc, cria roteiro para clicar o Morro Dois Irmãos de diversos ângulos
Principal pico para a prática de asa-delta e parapente na cidade, a Pedra Bonita é uma boa opção de caminhada no Rio. Do amplo cume, a vista para a Pedra da Gávea, praia de São Conrado, Morro Dois Irmão, Lagoa, Cristo e Zona Oeste recompensam a caminhada. Para chegar ao início da trilha é preciso subir pela Estrada das Canoas até a Estrada da Pedra Bonita. É o mesmo caminho para a rampa de vôo, no entanto, há uma sinalização indicando o início da trilha, à direita. Depois de curtir o visual estonteante, as praias de São Conrado, Joatinga e Pepê ficam logo ali.
A Prainha, na Zona Oeste, é uma das praias mais bonitas do Rio. Lá, fica o Parque Natural homônimo, onde rola a caminhada até o Mirante do Caeté, com percurso sinalizado. Pelo trajeto, exuberante fauna e flora, além de diversos pontos para observar a vista para o mar antes de chegar ao topo. Do Mirante do Caeté é possível contemplar a beleza da praia do Secreto, praia da Macumba, Pedra do Pontal, Barra da Tijuca e Pedra da Gávea. Depois de curtir e tirar boas fotos, o mar azul lá embaixo é um tanto quanto convidativo para você descer a trilha e curtir a praia.
Para curtir esta caminhada até o Mirante do Caeté, é preciso estar atento ao horário de funcionamento do Parque Natural da Prainha: das 8h às 17h (até 18h no horário de verão).