Musico cria roteiro no charmoso Morro da Conceição
Embaixador das batidas brasileiras mundo afora – seja do samba, carimbó ou forró em versões pra lá de dançantes -, o DJ MAM já levou nossa cultura musical a países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, França, Portugal e Cabo Verde. Mas o produtor, compositor e cantor mantém suas raízes por aqui, no Morro da Conceição, na Região Portuária, onde mora desde 2013. Na laje de sua casa, com visual privilegiado para o Porto Maravilha, ele realiza edições de sua festa Sotaque Carregado, embalada a caipirinha e feijoada, além de abrir as portas de seu ateliê com peças étnicas. Local, ele dá a dica de programas no Morro da Conceição, bairro que é puro charme no Centro do Rio.
No sopé do Morro da Conceição fica uma das principais referências da cultura negra e do samba carioca, história que começou a ser escrita no início do século XVII. E o local mantem suas raízes. Toda segunda, à partir das 19h, uma roda de samba anima o Largo João da Baiana, como é chamado oficialmente. Um programa tipicamente carioca: música boa na rua, de graça, e com cerveja gelada. “Vale a visita mesmo sem a roda de samba”, diz Mam, ao referir-se a o casario antigo, a enorme pedra, que faz vezes de “arquibancada” nos dias de festa, e aos grafites que fazem referência à cultura negra. Todo segundo sábado do mês acontece o Baile Black Bom.
A dica é fazer um passeio a pé, começando pela Ladeira João Homem, para conhecer as ruelas do morro, repletas de casas super charmosas. É a Santa Teresa da Região Portuária. No alto do morro, fica a fortaleza, datada de 1713, um convite a uma viagem no tempo. “É um colírio para cariocas e turistas”, elogia MAM.
Os empreendimentos locais são ótimas oportunidades para conhecer não só os sabores, mas também o estilo de vida do morro, que parece uma cidade de interior. “Há o aconchegante Imaculada (Ladeira João Homem, 07), com seu famoso bolinho de feijoada, e o animado bar do Geraldinho (Ladeira João Homem, 63 – Morro da Conceição), que serve um caprichado salame fatiado e PFs bem honestos. Na rua Jogo da Bola, o bar do Léo (Rua Jogo da Bola, 53) é uma boa parada para uma cerveja gelada e um papo com a vizinhança. Mais a frente, o tradicional Bar do Sérgio (Rua Jogo da Bola, 44) serve os quitutes de sua matriarca, Dona Regina”, revela o DJ.
“É uma das nossas maravilhas, um importante resgate para a cultura carioca”, defende Mam. O local, projetado no início do século XX para ser uma réplica de parque estilo francês, passou décadas abandonado, até que foi devolvido a cidade através do projeto de revitalização do Porto Maravilha. O jardim está totalmente revitalizado e hoje integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana.
Endereço
: Rua Camerino, 5, Saúde
Horário:
Dom 10:00 às 18:00, Seg 10:00 às 18:00, Ter 10:00 às 18:00, Qua 10:00 às 18:00, Qui 10:00 às 18:00, Sex 10:00 às 18:00, Sab 10:00 às 18:00
Como reduto do samba, a região não poderia deixar de ter seu bloco de carnaval. O Grêmio Recreativo Banda da Conceição foi criado nos anos 70 e, em 2014, foi resgatado pelos moradores para reviver o carnaval de rua no bairro. “É uma viagem ao Rio Antigo. O samba exaltação Eu cheguei na Mauá transmite esse alto astral”, celebra o DJ. O bloco desfila no domingo de carnaval.
Endereço
: Morro da Conceição, , Saúde
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.