O Centro do Rio concentra diversas atrações da Olimpíada: a pira na Candelária, os palcos e eventos no Boulevard Olímpico e um excelente roteiro de arte especial para a temporada. As casas dos países e as casas temáticas também fazem parte do roteiro, com exposições, shows e especialidades gastronômicas.
O espaço verde e amarelo será um dos maiores, em dois armazéns gigantescos no Pier Mauá, e vai oferecer 45 dias de atividades. Diariamente, acontecem apresentações culturais de artistas brasileiros, sempre 19h às 22h. O público poderá conferir exposições de arte contemporânea nacional, esportes e pontos turísticos do Rio e degustar cafés regionais preparados por baristas. Um dos pontos altos serão as atividades interativas, como o óculos de realidade virtual e a motion sphere: os visitantes terão a oportunidade de pilotar um avião de acrobacias, sentindo todas as sensações e forças G de um avião real, sobre a cidade sede das Olimpíadas 2016. Haverá também futebol com olhos vendados, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e games. Programação diária no site.
Casa Brasil
De 4/08 a 18/ 09 Praça Mauá - Armazém 1 e 2, Pier Mauá Todos os dias, das 10h às 20h durante os Jogos e das 14h às 20h entre a Olimpíada e Paralimpíada.
O Navio Escola de Sagres viajou 43 dias desde Lisboa até atracar entre a Praça Mauá e a Praça XV, onde acontece o Boulevard Olímpico, epicentro cultural da Rio 2016. A embarcação de 89,5 metros de comprimento irá oferecer degustações de vinhos do Douro e Alentejo além de receitas típicas como pastel de nata, caldo verde, bacalhau à brás e queijo da Serra da Estrela.
Casa de Portugal
De 03 a 21/ 08 Praça Barão de Ladario, - Centro Das 10h às 23h
*Um esquema de vans e ônibus irá facilitar a ida dos visitantes ao navio. Entrada franca.
Arriba! A sede mexicana será no Museu Histórico Nacional com diversas exposições sobre a cultura do país: a mostra interativa "Frida e Eu" sobre a pintora Frida Kahlo direcionada para o público infantil; "América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016", apresentando uma mostra comparativa do design gráfico aplicado no México 1968 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016; e "Magia do Sorriso no Golfo do México", uma mostra arqueológica que permanecerá em exposição até 2 de outubro. Haverá também exposição de artesanato original do país.
Degustações do café Juan Valdez, o café colombiano mais conhecido, e de frutas típicas como granadilla (uma variedade de maracujá), pitaya (ou fruta-dragão) e uchuva (ou physalis) são as atrações gastronômicas da casa. Uma exposição sobre as características geográficas do país possibilitará uma viagem pelos pisos térmicos, como são conhecidas as regiões climáticas colombianas, com seus atrativos topográficos, culturais, gastronômicos e turísticos. O local permite uma parada estratégica para conhecer o rico artesanato do país.
Casa Colômbia De 06 a 21/08 Praça Marechal Âncora, (entre a Praça XV e o Aeroporto Santos Dumont). Todos os dias, das 10h às 20h. Entrada franca.
Esta é a casa temática da liga americana de basquete, que espera receber mais de 50 mil pessoas durante seu funcionamento. Os fãs do esporte vão encontrar dançarinas, mascotes, atletas e ‘Lendas’ da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). A programação conta com clínicas de basquete, sessões de autógrafos, disputas de videogame e música, tudo numa imensa área interativa onde o público vai participar também de brincadeiras e desafios, concorrendo a prêmios e brindes exclusivos da liga.