Palestras com café da manhã para a comunidade criativa. Esse é Creative Mornings, evento que nasceu em Nova Iorque, está em mais de 183 cidades espalhadas no mundo. Aqui no Rio, ele acontece nesta sexta, às 8h30, na Casa do Bem.
Todo primeiro sábado do mês, a Antiga Fábrica da Bhering abre seu espaço para visitação dos ateliês, lojas, exposições, além de diversas opções gastronômicas. O espaço ocupa 10.000m² de uma construção histórica dos anos 30 e conta com terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio.
De 5 a 9 de setembro, acontece mais uma edição do Mondial de la Bière Rio. Cervejarias nacionais e internacionais apresentam seus rótulos já consagrados e lançamentos para serem degustados em primeira mão.
Acompanhado de seu violão, o cantor e compositor Geraldo Azevedo apresenta seu show "Voz e Violão", no formato intimista, no famoso point do Méier, Imperator.
Acarajazz: nesta edição, o grupo instrumental Bondesom homenageia Gilberto Gil, com os DJs Eppinghaus e Pedro Carneiro nos intervalos. Vai ter ainda o clássico Acarajé da Tia Cotinha.
Com um olhar encantador e respeitoso, a fotógrafa boliviana-americana Maria Daniel reúne 32 fotos sobre a herança africana no Brasil, na mostra, intitulada "Kilombo - A África que habita em nós que abre no dia 06 de setembro e segue até o dia 14 de outubro, no Centro Cultural Justiça Federal.
Localizado no coração do Rio, o Centro de Arte Hélio Oiticica inaugura no próximo sábado cinco exposições. A entrada é gratuita. Entre as linguagens apresentadas estão a pintura, xerografia e instalações sonoras, entre outras.
Junto à exposição Queermuseu, a EAV promove shows semanais para reforçar o movimento contra a censura e a intolerância. Na programação, grupos da cena cultural carioca como o Rio Maracatu e Agytoê e Funk the Chic.
O IMS Rio exibe "Rio de memórias" e curtas "A Trama da rede" e "Acorde maior", de José Inácio Parente. O público contará ainda com um debate entre o diretor Walter Carvalho, Sergio Burgi e a pesquisadora do filme, Patrícia Monte-Mór.
O #SaiDaRede, em sua terceira edição, chega no CCBBRJ repleto de novidades como exibição de filmes e bate-papos com grandes nomes da cultura digital. Quem aparecer por lá vai conferir shows do Plutão Já Foi Planeta e Baco Exu do Blues, além de falas importantes da Clara Averbuck e da galera do Choque de Cultura.
O Coletivo Essa Mulher promoverá noites musicais no palco do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, na Audio Rebel, em Botafogo, nos dias 06,07,13 e 14 de setembro, a partir das 20h. O Festival surgiu em 2016 e tem como objetivo oferecer visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical.
Ana Costa, indicada três vezes como melhor cantora de samba no Prêmio da Música Brasileira, homenageia Martinho da Vila, no dia 31, sexta-feira, a partir das 21h, no Teatro Ipanema. Alerta spoiler: "Disritimia" e "Canta Canta Minha Gente" são algumas das músicas que vão compor o repertório da noite.
Com a intenção de homenagear e preservar a memória de grandes nomes da música popular brasileira, o espetáculo Tropicalinha - Caetano e Gil para crianças que acontece até o dia 09 de setembro, traz de um jeito descontraído o movimento Tropicália com enredos e tramas lúdica.
Depois de viralizar na web, a baiana Luedji Luna lança seu disco "Um Corpo no Mundo", no Circo Voador. Bixiga 70 também dá pinta na mesma noite, com o seu quarto disco, "Quebra-Cabeça".
Domingo é dia de Feira! Melhor ainda se for uma de pequenos produtores. Além dos comes e bebes, haverá música animando a tarde. Tudo isso na Rua Capistrano de Abreu, em Botafogo.