Com o fim da estação 40 graus e de todas as festividades do verão, o ano efetivamente começa, o ritmo fica mais tranquilo e o clima mais fresco. É chegada a hora de sair do ar condicionado e curtir as programações ao ar livre. No outono, o sol brilha, a brisa é gostosa e a chuva não incomoda quem é feito de açúcar. Dá pra curtir o sossego da baixa temporada naqueles lugares que estavam apinhados de gente (e suor) no verão. Sem falar, que é a estação preferida dos fotógrafos: a boa luz dos dias faz a cidade ficar ainda mais fotogênica. Entre no clima dos melhores programas do outono no Rio de Janeiro.
Um bairro bucólico e charmoso debruçado sobre a enseada de Botafogo, com a silhueta dos morros e do Cristo Redentor ao fundo. Na Urca, está Pão de Açúcar e um dos lugares mais espetaculares para ver o dia passar: é só se acomodar na mureta que margeia toda sua orla com a Baía de Guanabara e apreciar a vista. Pra ficar ainda melhor, é só ir no balcão dos bares, pedir uma gelada e um petisco. São dois points. O Bar Urca, percussor do programa “vamos pra mureta?”, é o mais concorrido por conta de seus famosos petiscos - a empada de camarão, os pastéis e o caldinho de frutos do mar são imperdíveis. Já o ponto em frente ao Urca Grill conquistou a alcunha de “pobreta” por oferecer preços mais justos. Nesta época, é mais fácil conseguir um pedaço da mureta para chamar de seu e apreciar, dali, o deslumbrante pôr do sol.
Agora é possível estender sua toalha xadrez e seus comes e bebes sem fritar no sol. E como o tempo fica estável, o risco da chuva melar seu programa é bem menor. Prepare as comidinhas, um isopor com gelo, umas flores para decorar e se jogue nos gramados e sombras da cidade. Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque Lage, Reserva Florestal do Grajaú, Bosque da Barra, Quinta da Boa Vista e Parque Nacional da Tijuca são ótimas opções, lembrando que alguns deles têm áreas delimitadas para a realização de piqueniques e têm que ser reservadas com antecedência.
Praças e ruas com arte, música e gastronomia são ótimos programas para bater perna no fim de semana. O bom é que no outono ninguém precisa ficar disputando uma sombra por questão de vida ou morte. No primeiro sábado de cada mês, acontece a tradicional Feira do Rio Antigo, na rua do Lavradio, a Lapa. São mais de 300 expositores, de moda à antiguidades, comida de rua e shows de graça. Em Laranjeiras, as pedidas são as feiras da rua General Glicério, aos sábados, a partir das 10h, e a da São Salvador, aos domingos, começando às 11h. Ambas têm roda de chorinho de primeira. Quem curte antiguidades, a Feira da Gávea, na arborizada Praça Santos Dumont acontece todos os domingos, a partir das 9h. Vale esticar para um almoço nos restaurantes do Baixo Gávea.
Se no verão o cenário é de caos, com praias abarrotadas, engarrafamentos e dificuldade para estacionar, no outono a vida fica mais fácil à beira-mar. Quem tem carro (ou carona) pode ir à disputada praia da Joatinga, em São Conrado; passar o dia na espetacular Prainha, para fazer caminhadas na Área de Proteção Ambiental (APA), praticar surf ou apenas ficar na areia contemplando essa beleza toda; ou ainda estender o passeio até a vizinha Grumari.
Baixa temporada é sinônimo de tarifas mais baratas e lugares mais vazios, condições perfeitas para uma escapada de fim de semana para o exuberante litoral fluminense. A previsão é de dias ensolarados e tranquilos. Na Região dos Lagos, o balneário de Búzios oferece dezenas de praias belíssimas, restaurantes, lojas e beach clubs. Arraial do Cabo é o nosso Caribe fluminense, com praias de areias brancas e mar cristalino. Já no litoral Sul do estado, na Costa Verde, está Angra dos Reis e a histórica Paraty, região de mar azul turquesa repleta de ilhas e paraísos escondidos e cachoeiras, lugares onde só se chega de trilha ou barco.
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.