Calendário dos melhores festivais de Paraty

De maio a setembro, o roteiro dos eventos de arte e cultura que agitam a Costa Verde

Por Bruna Velon

A cidade de Paraty, com seu charmoso Centro Histórico e suas praias de águas cristalinas,  é um dos melhores destinos no estado do Rio de Janeiro,  localizada no litoral Sul, que vale a viagem por si só. Mas a escapada pode ficar ainda melhor se você for além dos roteiros convencionais. Que tal  se programar para curtir o calendário dos melhores festivais de Paraty em 2017? Eventos de jazz, literatura, cachaça, fotografia e música fazem da cidade uma ótima opção para quem busca atrativos culturais de primeira.

Maio: Bourbon Festival Paraty

Excelentes shows gratuitos distribuídos em palco e ruas do Centro Histórico de Paraty são as atrações da 10ª edição  Bourbon Festival, que acontece de 25 a 27 de maio, com atrações internacionais e nacionais.  Como nos anos anteriores, a  Orleans Street Jazz Band vai circular pelas ruas do Centro Histórico de Paraty levando música e diversão a todos.

Julho: Flip

Um dos mais relevantes eventos sobre literatura do país, a 16ª edição Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, acontece de 25 a 29 de julho de 2018. Como de praxe, todo ano há um autor homenageado que, desta vez, será Hilda Hilst, que criou uma das obras mais plurais e inovadoras da literatura brasileira.  A programação conta com diversas mesas, onde participam grandes nomes da literatura mundial e nacional. Para pais que pensam em viajar com filhos, a Flip oferece também programação infantil.

Confira mais informações no site: www.flip.org.br.

Agosto: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

A "marvada" é a estrela desse fim de semana de agosto em Paraty. O "Festival da Pinga" acontece por lá desde 1982, no entanto, impulsionada por outros eventos do calendário cultural da cidade, acabou ganhando mais notoriedade nos últimos anos. Em 2017, o Festival da Cachaça será de 17 a 19 de agosto, de quinta a domingo, no areal do Pontal. O evento acontece em uma única tenda, com quiosques dos alambiques tradicionais, como Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco, onde é possível degustar e comprar os rótulos. Para completar, palco com shows gratuitos e barracas de comidas organizadas pelo Polo Gastronômico de Paraty.

Setembro: Paraty em Foco

De 19 a 23 de setembro, a cidade receberá os amantes e profissionais da fotografia. Este será o 14º Festival Internacional de Fotografia, o Paraty em Foco, que terá como tema “Fotografia: Utopia/Distopia”. A homenageada deste ano será Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas. É uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende apresentar ao público seu novo filme, Equivalências, projeto em fase de finalização e ao qual ela vem se dedicando com total empenho nos últimos meses.

A proposta do evento é levar ao público fotografias de alta qualidade, de diversas vertentes, e estabelecer um espaço para que fotógrafos, artistas, pensadores, amadores e entusiastas em geral possam se encontrar e trocar experiências na fotogênica Paraty.

Setembro: Festival Mimo

De 28 a 30 de setembro é a vez de visitar Paraty  para curtir o Mimo, festival de música gratuito que acontece em diversas cidades do Brasil, tendo com cenário belos patrimônios arquitetônicos. Além de diversos shows de artistas nacionais e internacionais, o evento desenvolve atividades relacionadas a cinema, patrimônio e educação. Os concertos gratuitos ocupam belos cenários, desde o interior de igrejas seculares aos jardins de cidades históricas. É uma experiência única, que avança em todas as vertentes da música e explora linguagens e gêneros distintos, do jazz à erudita, popular e eletrônica, promovendo apresentações de artistas consagrados, novos nomes e encontros originais.