Esportes & bem-estar

Stand Up Paddle

Os picos para praticar SUP, o esporte que virou uma febre no Rio

Concentração e equilíbrio para remar em pé em cima de um pranchão. Já valeria por ser uma atividade física com excelentes benefícios para a mente e para o corpo, mas ainda oferece visuais da cidade sob diferentes ângulos. Não é difícil, então, imaginar porquê o Stand Up Paddle é cada vez mais praticado nas praias e lagoas do Rio, com seus cenários que são uma beleza. Por esporte ou lazer, pode ser feito por todas as idades e é super fácil encontrar um pico que alugue os equipamentos. “O Rio é um dos melhores lugares para praticar SUP, já que tem praias e lagoas com diversas condições, ideal para amadores ou profissionais. Sem falar que é uma das melhores formas de se estar em contato com a natureza: dentro d’água!”, conta Marcela Antunes, instrutora de SUP e fotógrafa especializada em esportes aquáticos à frente do projeto Barefoot Photography, cujas fotos- e que fotos! - ilustram esta lista.

Ilhas Tijuca

O arquipélago, que fica a dois quilômetros da costa, entre a Barra da Tijuca e São Conrado, passava despercebido pelos cariocas até que foi redescoberto pelos praticantes de SUP. São cerca de 30 minutos de travessia, partindo da praia dos Amores (o famoso Quebra-Mar), na Barrinha, onde há diversos locais para alugar pranchas e é um ótimo pico para praticar com águas calmas. “Mesmo para os mais experientes, o passeio deve ser feito com o mar flat e com instrutores e barco de apoio para os iniciantes. O melhor horário para saída é às 7h30h com retorno às 11h, quando o vento começar a apertar”, aconselha Marcela. A água por lá é cristalina e a região é rica em fauna marinha. Há ainda um mini cânion perfeito para um salto
de cima da pedra. É o paraíso da GoPro.

  • Endereço : Ilhas Tijuca, ,

Ilha de Cotunduba

A Praia Vermelha, na Urca, é um dos points dos praticantes de esportes aquáticos, como SUP e canoagem, e também oferece aluguel de pranchas e remos. Este é o melhor ponto para se chegar a Ilha de Cotonduba, uma área de proteção ambiental e, por isso, não é permitido pisar na ilha. “É um dos passeios mais únicos. Do mar é possível observar o Pão de Açúcar, Cristo, o horizonte da cidade e a ponte Rio-Niterói. Quem tem mais experiência no SUP faz esta sem dificuldade“, conta.

  • Endereço : Praia Vermelha, , Urca

Posto 6, Copacabana

O canto próximo ao Forte tem águas calmas e é um dos points mais clássicos do SUP no Rio, onde ficam várias escolinhas. “Só uma remada pela Princesinha do Mar já vale a pena. Quem quiser se aventurar, vale estender o passeio até a Praia do Diabo e ali ser presenteado por um visual único do Morro Dois Irmãos, que fica emoldurado pela Praia do Diabo e Pedra do Arpoador. Poucos cariocas já viram este cenário”, diz a fotógrafa. É bom lembrar que a Praia do Diabo é muito frequentada pelos surfistas por causa das grandes ondas, portanto, não se deve chegar perto da arrebentação.

  • Endereço : Av. Nossa Sra. de Copacabana, , Copacabana

Restinga da Marambaia

“Esse é o percurso mais diferente de todos, pois a remada é feita por dentro do mangue, com visual da praia”, comenta. Para fazer o passeio, é preciso seguir algumas recomendações. A área da restinga é militar, portanto, não é permitido pisar na areia – mas o visual de dentro d’água é tão incrível que nem faz falta pisar em terra. Tanto para iniciantes quanto para experientes, é necessário ir com instrutor já que a restinga é um labirinto, sendo fácil perder- se. E por ser um canal, a correnteza pode ficar forte, então verifique a tábua das marés.

  • Endereço : Restinga da Marambaia, , Guaratiba

Arpoador

Um dos cenários mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, o “Arpex”, com suas águas cristalinas, recebe praticantes de todos os níveis de SUP. No fim do dia, a pratica oferece um algo mais muito especial: o pôr do sol detrás do Morro Dois Irmãos, um clássico no imaginário carioca. “Esse momento merece mesmo muitos aplausos. É um ângulo singular para contemplar este cenário”, finaliza.

  • Endereço : Praia do Arpoador, , Ipanema
Tags