Esportes & bem-estar

Exercícios na praia

Cinco movimentos para treinar ao ar livre - e com vista para o mar

Por Rafael Cavalieri

Com aparelhos modernos, aulas repletas de criatividade e diversos programas de treinamentos, além do ar condicionado, as academias ainda são a primeira opção para quem quer fazer exercícios. Mas, em uma cidade com tantas praias paradisíacas, malhar a céu aberto, com os pés na areia e ainda podendo dar um mergulho depois, é extremamente compensador. As equipes que realizam treinamentos funcionais estão do Leme ao Pontal, mas é possível também praticar exercícios por conta própria utilizando as estruturas montadas perto do calçadão. Leandro Huguenin, professor da Pace Clube, equipe que fica no Posto 11, no Leblon, passou cinco exercícios para você entrar em forma gastando muitas calorias e nenhum dinheiro. Apesar de serem movimentos aparentemente fáceis, Leandro faz uma ressalva: "É sempre melhor ter a orientação de um professor para evitar um erro de execução que possa levar a uma lesão".

Agachamento com flexão de ombro bilateral

Trata-se de um dos exercícios mais básicos, porém,  imprescindíveis.
Como fazer: "As pernas devem ficar afastadas na mesma direção do ombro. É preciso manter o tronco ereto e projetar o quadril para trás. Faça três séries de 20 agachamentos com 30 segundos de recuperação entre cada uma delas".

Passada frontal no deck

A passada frontal com elevação trabalha os membros inferiores. A execução também é simples.
Como fazer: "Após pisar no deck, eleve a perna contrária e complemente o movimentos com os braços. É importante fazer o movimento com velocidade para treinar a força explosiva. São três séries de 10 para cada perna também com 30 segundos de descanso".

Tríceps mergulho na paralela baixa

Exercício agora para membros superiores,  precisamente, o tríceps.
Como fazer: "É preciso apoiar os pés na frente e ficar com os braços esticados apoiando nos manetes. Mantendo as costas retas, faça o movimento para baixo até quase encostar o bumbum no chão. São três séries de 10 com 30 segundos de descanso".

Puxada neutra sentada na barra paralela

A puxada trabalha bastante o bíceps e as costas e é outro exercício de simples execução.
Como fazer: "Fique em pé com a mão nas barras paralelas. Arraste os pés para frente enquanto desce em movimento semelhante ao de sentar. A volta é o que realmente exige esforço. Novamente fique atento para manter as costas retas. São três séries de 12 repetições, mas aqui com 45 segundos de descanso". 

Flexão de braço aberta com escalador

Aqui existe combinação de membros inferiores e superiores. A clássica flexão de braço é combinada com o exercício chamado de escalador.
Como fazer: "Após levantar da flexão, projete a perna em direção ao ombro oposto. Ou seja, a direita na direção do esquerdo e a esquerda na do direito. Para cada duas flexões, realizar quatro exercícios de escalador. São três séries com 45 segundos de descanso". 

Tags