Ouvir o hino nacional durante a cerimônia do pódio é um momento de orgulho, não só para o atleta como também para a nação. Nos Jogos Rio 2016, nós brasileiros tivemos esse gostinho apenas seis vezes com conquistas históricas de medalhas de ouro. No entanto, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 a história vai ser bem diferente. O Brasil é uma das grandes potências e tem como objetivo terminar entre os cinco primeiros do quadro de medalhas. Se você ainda não sabe para quais competições comprar ingressos, a gente fez esse levantamento dos cinco esportes que ninguém pode perder a partir do dia 7 de setembro.
É um dos principais esportes do Brasil, e são dois os favoritos brasileiros nesta modalidade. A grande estrela é Daniel Dias, que em Londres 2012 levou simplesmente seis ouros em duas categorias: S5 e SB4. Ele pretende defender as conquistas nas modalidades 200m livre, 50m livre, 50m costas, 50m borboleta e 100m livre na S5, além de 100m peito, esta na SB4. Vale ficar de olho também em André Brasil, dono de dois ouros e duas pratas em Londres. Local: Parque Olímpico - Estádio Aquático Olímpico.
Teresinha Guilhermina, Petrucio Ferreira, Yohansson Nascimento, Daniel Tavares, Felipe Gomes... Não faltam grandes nomes do esporte em diversas categorias para subir ao topo do pódio. Ou seja, quer ver medalha de ouro? Pegue a programação do atletismo e garanta lugar em alguma final. O hino brasileiro vai tocar.
Locais:Estádio Olímpico Engenhão e Forte de Copacabana.
O esporte exclusivo dos Jogos Paralímpicos tem como uma das estrelas Maciel Santos, medalha de ouro em Londres 2012, na categoria individual BC2. Mas não é apenas ele que já conquistou ouro olímpico para o Brasil. Dirceu Pinto levou dois e Eliseu dos Santos um ouro e um bronze na competição londrina. Local: Parque Olímpico - Arena Carioca 2.
Trata-se da modalidade disputada por deficientes visuais. E neste esporte o Brasil mostra que realmente é o país do futebol. O time liderado por Jefinho e Ricardinho, ambos já eleitos melhores do mundo, chega como tricampeão paralímpico, campeão parapan-americano e campeão mundial. Local: Parque Olímpico - Centro Olímpico de Tênis.
O ouro ainda não veio, mas tem grande chance de acontecer em casa. O time chega credenciado com o vice do último mundial e pelo título parapan-americano. Será que chegou a hora? Local: Riocentro - pavilhão 6.
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.