A semana está animada e já começa com programação boa logo na quarta-feira, dia de estreia do BAR, evento multicultural que acontece durante quatro noites com jazz, música eletrônica, drinques e comidinhas especiais. Dois festivais já conhecidos na cidade também vão levar música a diversos pontos, com boa parte da programação gratuita: o Festival Villa-Lobos e o Mimo Festival, com dois palcos montados na Praça Paris, na Glória. E ainda tem Caetano Veloso e Teresa Cristina, no Vivo Rio, e a principal festa de forró da cidade no ilustre Circo Voador.
Música, artes, drinques e gastronomia estão na proposta das quatro noites de estreia do projeto BAR. O novo evento da cidade traz repertório do jazz ao eletrônico, no charmoso Maison Leffié, no Centro do Rio. Os trabalhos sempre começam com o Quinteto Nuclear, banda residente, às 19h, seguidos por convidados como Céu, Otto, Jesuton, João Donato, Johnny Hooker (foto), entre outros. Até as 21h, haverá openbar de drinques pelo premiado mixologista Tain Barbin com suas versões para clássicos como negrone, daiquiri, old fashioned e G&T. Frederic Monnier assina o cardápio. A partir de uma da manhã, as batidas ficam mais intensas com DJs do eixo Rio-São Paulo. Na parte visual e artística, nomes como Bia Lessa, Raul Mourão, Thalita Rossi e Batman Zavareze. Ingressos a partir de R$80 no site.
Quinta-feira, dia 10: PART. ESPECIAL: Jards Macalé / Alice Caymmi / Laila Garin INTERVENÇÃO POÉTICA: Álamo Facó VINIL SET : Enrique Diaz e Mariana Lima ELETRÔNICO: Paulo Tessuto (aka Carlos Capslock SP) / Carrot Green + Guigo ROOFTOP Mastercard Priceless: Show Laila Garin e a Roda + Open bar + coquetel ROOFTOP Novos Sons: Tananan PERFORMANCE: João Penoni
Sexta-feira, dia 11: PART. ESPECIAL: Jesuton / Otto INTERVENÇÃO POÉTICA: Alessandra Colassanti VINIL SET: Marcus Wagner ELETRÔNICO: Bernardo Campos | Jonas Rocha | Nepal | Felipe Sá ROOFTOP Novos Sons: +++ Performance: Rezm Orah
Sábado, dia 12: PART. ESPECIAL: Johnny Hooker / Alma Thomas INTERVENÇÃO POÉTICA: Elisa Lucinda VINIL SET: Lívia de Bueno e Bá Rosalinski ELETRÔNICO: Diogo Reis + Badenov (Moo) / L_cio / Gustavo Tatá ROOFTOP Novos Sons: +++ PERFORMANCE: Felipe Vasconcellos
Um dos shows mais belos deste ano, emocionante. A apresentação começa com a sambista Teresa Cristina cantando repertório de Cartola, uma homenagem a altura do grande poeta da Mangueira. Logo, é a vez de Caetano - só ele e seu violão - protagonizar um repertório com raridades de sua carreira. Para o grand finale, os dois dividem o palco para cantar canções do artista baiano. Imperdível.
Mais de vinte shows fazem parte da excelente programação do festival gratuito, que, este ano, acontece na deslumbrante Praça Paris, na Glória, com jardim inspirado na Belle Époque. No line up, Ney Matogrosso, João Bosco, Hamilton de Holanda, Jards Macalé, Otto Jacky Terrasson & Stéphane Belmondo, Pat Thomas & Kwashibu Area Band, entre outros artistas que irão se apresentar em palcos distintos. Além das apresentações musicais, o evento, que já passou por Paraty, Ouro Preto e Tiradentes, oferece mostra de filmes no Cine Odeon.
De 11 a 13 de novembro. Grátis. Confira a programação completa no site.
Quem curte dançar coladinho não pode perder essa: a festa de 20 anos do Forró de Santa será na lona do Circo Voador. Trata-se de um dos mais tradicionais eventos do Rio de Janeiro, que vai comemorar sduas décadas em grande estilo com as bandas Forróçacana e Trio Forrozão, além de intervalos comandados pelo DJ Sérgio Feijó, que toca o melhor do forró pé de serra, e das projeções do VJ Ratón. O Forróçacana é, definitivamente, a banda mais querida em todos esses anos de Forró de Santa e sua história confunde-se com a história do próprio evento - ambos foram precursores do grande movimento do forró trazido de Itaúnas para o Rio de Janeiro.
O evento que homenageia o maestro Heitor Villa-Lobos chega a sua 54a edição exaltando a música instrumental de diversos gêneros, do choro à clássica. O grande nome deste ano é Egberto Gismonti, uma celebração aos 70 anos do instrumentista e compositor. Na segunda semana do festival, que começou no dia 4 de novembro e vai até o 15, destaque para a programação no Bar Semente, na Lapa, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, e no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. Diversas atrações são gratuitas.