Artista Ruan D'Ornellas indica lugares que estão movimentando a cena artística carioca
Revelação da cena das artes plásticas carioca, o jovem fluminense Ruan D'Ornellas chega com mais uma mostra, em cartaz de 19 de outubro a 24 de novembro, na descolada C.galeria, em Ipanema. Batizada de "Cíclico", a exposição individual reúne 16 obras inéditas, sendo nove pinturas, além de desenhos e esculturas (como essa em que ele aparece na foto, batizada de "Bela Morte"). Morte, vida e renascimento são temas que orbitam a nova exibição.
"A mostra se chama Cíclico, fala sobre vida, morte e renascimento, entre várias questões sobre envelhecimento, juventude, perda da beleza etc. É sobre o ciclo da vida mesmo, esse que acontece diariamente, como o sol que morre e renasce todo dia. É sobre transformações que passamos diariamente, mas muitas vezes não percebemos", observa ele.
Ex-assistente do consagrado Luiz Zerbini, Ruan vem a público mostrar as relações entre vida e morte, cor e escuridão, morte e renascimento. E aqui, para o Top5 Rio, o jovem e promissor artista lista cinco espaços alternativos de arte que movimentam a cena efervescente carioca. Siga os passos de Ruan: o garoto promete!
Cíclico - Ruan D'Ornellas
C.galeria: Rua Visconde de Pirajá, 580, subsolo 102, Ipanema. De terça a sexta, 11h às 19h. Estreia 19/10, a partir das 18h. Em cartaz até 24/11. Grátis.
"Fora do roteiro habitual, o És Uma Maluca fica localizado no coração de Vila Isabel, onde habita, desde 2014, um espaço experimental de arte. Mutante desde o início, esse espaço coletivo já teve cineclubes, exposições, palestras e oficinas, sempre mantendo seu foco: discutir e experimentar os caminhos da arte no Rio de Janeiro. Atualmente o espaço oferece um experimento de convívio artístico - e o público pode acompanhar a produção quinzenalmente em eventos abertos".
"Inaugurado há pouco mais de um ano, o sobrado no bairro da Saúde é um projeto de Bianca Bernardo, Cezar Jordão e Paula Borghi. E se afirma como um excelente exemplo de como a arte pode revitalizar uma área e promover contato com os moradores. A Saracura promove mensalmente exposições e oficinas, inclusive para crianças. E o espaço conta ainda com uma lanchonete/ateliê, gerenciada por dona Thelma, que muda constantemente os excelentes petiscos do cardápio!"
"Pra movimentar as noites do Saara, nada melhor que uma passada na Despina. Além das aberturas super agitadas, as mostras são para mexer com a cabeça. Associada ao Largo das Artes, o espaço também oferece residências artísticas, exposições, cursos e o mais importante: nada de censura!"
"No meio de Copacabana, existe essa pequena pérola dos anos 70! O cinema é pequeno, são apenas 87 lugares, mas a programação é de fazer chorar qualquer cinéfilo. Especialista em filmes fora do circuito, lá se pode assistir desde aquele clássico que você jamais pensou em ver na telona até os mais elogiados do cinema cult atual. Importante: a programação varia muito, então tem que ficar ligado pra não perder a sessão!"
"No topo da Glória, dentro da Villa Aymoré, fica a casa Jacarandá. O clube, formado por artistas nacionais de peso, possui três salas que mensalmente renovam suas exposições. Além de artistas consagrados, é possível também encontrar mostras de novos expoentes da arte brasileira e frequentar as conversas com os artistas."
Endereço
: Ladeira da Glória, 26 , Glória
Horário:
Ter 13:00 às 18:00, Qua 13:00 às 18:00, Qui 13:00 às 18:00, Sex 13:00 às 18:00
Lista enviada!
Obrigado por participar do Top5. Nossa equipe analisará sua lista e entrará em contato em breve.