Já são 13 anos de Batalha do Real, um dos pilares da cena rap carioca, que lançou diversos talentos do hip hop nacional, como Emicida, Marechal e Cone Crew. Os duelos de quem faz as melhores rimas improvisadas, em apenas 45 segundos, começaram na Lapa e foram criados pelo carioca Aori Sauthon, DJ, integrante do grupo Inumanos e coordenador de marketing da Nike, também conhecido como MC… Lapa. Hoje em dia, a batalha é itinerante e começa seu circuitão dia 31 de agosto (saiba mais no evento), no Imperator, e depois percorre diversos pontos até chegar à grande final nos Arcos da Lapa. Para o Top5 Rio, Aori criou este roteiro sagaz de cultura urbana, com arte, esportes, moda e música, claro.
“O artista urbano SWK criou esse trajeto no Morro dos Prazeres, que além de pinturas de artistas do mundo todo, conta com uma belíssima vista do Rio“, comenta Aori sobre a comunidade do bairro de Santa Teresa. O projeto, até agora, tem 200 metros extensão e 500m2 de arte, força de vontade e transformação nas ladeiras do morro, e promete continuar com a terceira parte do trajeto. Na conta, já são quase 100 artistas que deixaram o morro bonitão, em bom superlativo “carioquês”.
. Conheça nosso circuito de arte urbana no Rio de Janeiro aqui.
Endereço
: Como chegar: Na rua Almirante Alexandrino , 3780, (entrar em direção ao condomínio Equitativa. Subir até o campo de futebol Clube dos 22 e seguir adiante).
“Essa loja oferece o melhor da cultura urbana com discos, flyers e uma coleção exclusiva de streetwear. É, atualmente, a principal central de informação em moda e cultura de rua no Centro do Rio“. Localizada na rua do Ouvidor, a multimarcas é especializada em tênis, bonés e roupas, com produtos exclusivos da Outlawz, Adidas, Hocks, Öus, Nike, Puma e New Era, além de música e arte urbana.
“Inspiração é o que não falta na área da cidade conhecida como Pequena África“, conta Aori. O Cais do Valongo é um sítio arqueológico dos vestígios do antigo cais de pedra construído para o desembarque de africanos escravizados a partir de 1811. Um século depois, em 2011, as obras de reurbanização do Porto Maravilha permitiram o resgate do sítio arqueológico. O local passou a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na Região Portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.
O esporte, que pode ser praticado em quadras públicas do Rio, é símbolo da cultura urbana em diversas cidades do mundo. A Escolinha Basquete Cruzada é um projeto social que acontece na quadra da Escola Municipal Santos Anjos, localizada na comunidade da Cruzada São Sebastião, no Leblon, fundado em 1998. Em 2015, o local foi todo reformado pela NBA Cares, projeto social da liga de basquete dos Estados Unidos, onde são realizados treinos diários com jovens carentes do Rio. A #BasqueteCruzada vende uma linha de camisetas exclusiva, com verba revertida para a manutenção do projeto. “É lá que os crianças e adolescentes se encontram para treinar o basquete de rua“, comenta Aori.
A Fábrica de Arte e Cidadania é “um centro cultural criado por um dos primeiros grafiteiros do Rio, o Fábio Ema“, explica. Com sede na Fundição Progresso, na Lapa, o espaço oferece exposições e oficinas gratuitas além de promover articulações entre artistas, poder público e agentes culturais. Diversos cursos são oferecidos no espaço, como o de Desenho, Graffiti, Pintura, entre outros.