No ar há quase nove anos, o RIOetc é uma coluna social, só que informal, das ruas da cidade, que registra o estilo de vida e da moda dos cariocas (os da gema e os de coração). “Todo mundo tem uma história pra contar”, diz confiante Tiago Petrik, fundador do site, fotógrafo e jornalista craque em observar o cotidiano e seus personagens. De olhar sagaz, acostumado a sair do óbvio, ele está sempre buscando novos ângulos para ver a cidade, e escolheu o emblemático Morro Dois Irmãos para ser clicado de diferentes maneiras, num roteiro onde os caminhos são belos quanto o destino.
“Uma amiga certa vez me disse que quando estava em crise de autoestima postava uma foto do Dois Irmãos no Instagram. É batata: sempre chovem likes. É, na minha opinião, a montanha (ou montanhas?) mais fotogênica desta cidade em que a concorrência neste quesito é tão grande. Já tirei milhares de fotos do sol se pondo por lá, ganhei milhares de likes. Funciona mesmo!”, conta Tiago, que ultimamente tem clicado novos personagens para a terceira edição do livro A Alma Encantadora das Ruas (tem um financiamento coletivo rolando aqui para levantar fundos para a próxima edição). Prepare a câmera ou o celular para este roteiro que vai por mar. terra e quase chega no céu.
“O maior clássico é de cima das pedras, quando, no verão, o sol se joga na água, pra se refrescar, e recebe aplausos da massa. Pra dificultar a tarefa, coloco aqui uma feita de trás das pedras, num dia de remada até a Praia do Diabo. A foto foi feita com o celular encapado, por isso não tem grande definição”.
“A grande onda aqui é colocar a montanha dentro do tubo. Pegue sua GoPro e coloque no modo múltiplo. Um dia você vai acertar. Comigo, aconteceu no primeiro dia com a maquininha - mas nunca mais consegui repetir, embora tenha tentado várias vezes”.
“Nunca subi o Dois Irmãos, confesso envergonhado. Mas vê-lo da Pedra da Gávea é também para poucos. De lá se avista a imensidão da rocha e também da favela da Rocinha”.
“Esse ângulo deixa a Pedra da Gávea (outro monstro rochoso fascinante) totalmente alinhada atrás do Dois Irmãos, por isso escolhi. Foi feita de um barco, a caminho das Cagarras. E das Cagarras, é legal? Não acho tanto. O Dois Irmãos fica muito alongado. Da mesma forma, apesar de sempre lindo, ressalte-se, lá do Jardim Botânico ele também perde até a noção de ser dois, e fica gordinho” .