Ecoturismo no Rio

Cachoeiras, praias e trilhas para explorar as belezas naturais do Rio

Por Bruna Velon

O Rio de Janeiro é um dos centros urbanos com mais atrativos naturais do mundo. Então, que tal desbravar cinco roteiros de ecoturismo da cidade, da Zona Sul à Zona Oeste, e aproveitar para se refrescar em meio a natureza? A Rio Ecoesporte, através da equipe Mateiros, promove passeios para explorar as belezas da cidade e selecionou para o Top5 Rio um roteiro de cinco lugares para curtir a natureza e se aventurar. Siga as dicas abaixo ou agende um dos diversos passeios que o grupo realiza nos finais de semana. E lembre-se: respeite a natureza! Lugar de lixo é no lixo!

Travessia das praias selvagens, Transcarioca

Um encanto de belas praias de águas limpas da Cidade do Rio de Janeiro. A trilha faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca e se inicia próximo a Praia de Grumari, onde é possível passar pelas Praias do Inferno, Pedra da Lua, Praia Funda, Praia do Meio, Praia do Perigoso e Praia das Conchas (também conhecida como Praia de Búzios). Surpreende!

Cachoeiras do Horto

 Uma ótima pedida para o forte calor do Rio de Janeiro é ir para as Cachoeiras do Horto. Lá no Horto tem diversas cachoeiras para você aproveitar como, por exemplo, a Cachoeira da Gruta, dos Primatas, do Quebra, a do Jequitibá e a mais famosa que é a Cachoeira do Chuveiro. A trilha é bem tranquila, não tem nenhum mistério. Tem dois caminhos. Pela Zona Sul basta seguir pela rua Pacheco Leão até passar pela guarita onde indica a entrada do Parque Nacional da Tijuca. Pelo Alto da Boa Vista, subindo até a altura do Corpo de Bombeiros, onde tem uma bifurcação (tem placas apontando o caminho certo) que leva para a Estrada Dona Castorina, que segue em direção ao Horto e passando pela Mesa do Imperador e Vista Chinesa.

Cachoeira de Vargem Grande e comunidade quilombola Cafundá Astrogilda

Localizada em Vargem Grande, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Lá. também vale visitar outro lugar ainda pouco conhecido pelos cariocas, mas, cheio de história. Nasceu há mais de dois séculos e foi batizada com este nome em homenagem à matriarca, senhora Astrogilda. O nome “Cafundá” se refere a lugar distante. O Quilombo Cafundá Astrogilda foi certificado em 2014 pela Fundação Palmares.

Açude do Camorim

O açude está localizado no Parque Estadual da Pedra Branca, entre as Serras do Quilombo, do Nogueira e o Pico do Sacarrão, num vale cercado de muito verde. No caminho, encontramos as cachoeiras do Camorim e Véu-da-Noiva, essa última junto à represa de captação e à caixa d’Água, construídas em 1908. Infelizmente não é permitido o banho nas águas do açude, pois as mesmas abastecem até hoje parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mas, o passeio é deslumbrante e vale a pena ser conhecido.

Mirante do Caeté, na Prainha

O Mirante do Caeté é um achado no Parque Municipal da Prainha, ainda pouco conhecido até mesmo pelos moradores da Zona Oeste. Com nível médio, o parque é uma deliciosa opção de passeio para se curtir em família, ao final, desfruta-se de uma linda vista do recreio dos Bandeirantes.

Tags