Passar a noite em meio à Mata Atlântica, ouvir apenas os sons da natureza, aproveitar um dia em spa de frente para o mar ou curtir um fim de semana romântico desconectado de tudo são respiros possíveis na Cidade Maravilhosa. Turistas que querem aproveitar outro clima ou cariocas que querem desconectar (veja nosso um roteiro detoxaqui) podem dar aquela escapada no fim de semana e curtir a vida em câmera lenta em pousadas e hotéis boutiques dentro da cidade, lugares onde é possível chegar até de táxi. Veja onde se hospedar no Rio sem sair do Rio.
O nome traduz bem a atmosfera criada nesta guest house em São Conrado, embora poucos mortais possam chamar uma casa como esta de sua. Tranquilidade, conforto e uma vista hipnotizante da Pedra da Gávea e da Mata Atlântica fazem parte do pacote, que oferece ainda uma piscina de pedra com água natural. É um repouso perfeito para relaxar e esquecer do mundo a poucos minutos da Praia de São Conrado, Barra da Tijuca e Zona Sul. São apenas seis quartos em estilo rústico com varanda - para apreciar todo o verde ao redor da casa, projetada pelo arquiteto Zanine Caldas. Quem quiser um pouco de aventura, pode fazer as trilhas para a Pedra Bonita, Pedra da Gávea ou saltar de asa-delta (veja a lista“Rio visto de cima”).
Numa das sinuosas curvas da Estrada do Joá, dentro de um condomínio de mansões, fica esta hospedagem para lá de exclusiva em diversos aspectos. São apenas seis suítes, cada uma com sua paleta de cor, e todas se estendem ao horizonte através de seus janelões de vidro, que emolduram telas do céu, do mar e das montanhas sob um ângulo que poucos cariocas já tiveram o prazer de admirar. A natureza está presente 360 graus: desde a cama do quarto, de onde é possível ver o nascer do sol de dentro do mar, até a vista da piscina. A La Suite é comandada pelos próprios donos, que estão sempre por lá para que o serviço seja intimista e personalizado. Aliás, eles optaram por não haver TV nos quartos - boa proposta para quem quer desconectar.
Relaxar em meio da natureza é possível sem ter que sair da Zona Sul. De inspiração oriental com toques tropicais, este hotel boutique fica em meio à Mata Atlântica, no alto da Gávea, e é muito procurado por casais. O casarão oferece privacidade e tranquilidade com apenas sete suítes, quase todas com varanda com vista para a floresta, Cristo Redentor, Pão de Açúcar e da Lagoa Rodrigo de Freitas (menos a suíte Villa). A casa oferece opções para Day SPA, Dia da Noiva, entre outros pacotes, além de academia, lounge, jacuzzi, piscina e saunas para relaxar o corpo e a mente.
O hotel tem visual privilegiado para a Região da Marambaia, um dos refúgios ecológicos do Rio. As sete suítes amplas (de 35 a 50m²) oferecem vista para o mar, assim como o spa (para hóspedes ou visitantes), que conta tratamentos de beleza e bem-estar ao som da natureza ao redor. O local conta ainda com boas opções de lazer, como piscina, sauna e pranchas de SUP para explorar o mangue da Marambaia, além de restaurante e bar próprios. Para um passeio completo, vale sair de barco, fazer as trilhas paras as praias selvagens do Rio e voltar para ver o por do sol no hotel.
Chegar à Vargem Grande acalma o ritmo acelerado. A região é rodeada por verde, tem clima de interior. E é exatamente este cenário que compõe o horizonte da Maison VG Bistrô e Suites, um conjunto de casinhas coloridas no alto de uma ladeira, com ares de fazenda. O espaço é cuidado pelo holandês Jos Boomgaardt e do brasileiro Cleiton Couto. O primeiro prepara delícias na cozinha, o segundo faz da visita e do ambiente uma experiência pra lá de agradável. A dupla, que trabalha em sintonia, oferece hospedagem e tranquilidade, com cheirinho de mato e de comida boa sendo preparada no fogão.