Roteiro de artes na Olimpíada

Mostras e intervenções urbanas sobre esportes e brasilidade acontecem durante os jogos

Por Bruna Velon

O maior evento do mundo trouxe para a cidade acontecimentos inéditos também na arte. Uma programação especial de intervenções urbanas, mostras com obras emblemáticas da cultura brasileira, incluindo a vinda da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, e a criação de peças inspiradas nos Jogos Olímpicos se espalham pela cidade. São linguagens diversas da arte que enaltecem o Rio, os esportes e a cultura brasileira, além, é claro, de reverenciar a interação entre as milhares de pessoas com a cidade. Confira este roteiro plural de expressões artísticas que irão acontecer especialmente durante este período.

Rio Esporte Arte

Cinco pinturas superlativas de arte urbana vão passar a integrar o cenário carioca, totalizando quase 2 mil metros quadrados pintados em enormes laterais de prédios na Lapa, Centro, Região Portuária, Praça da Bandeira e Maracanã. Com andaimes, equipamentos de segurança e muita tinta - tudo nas alturas! -, durante o período dos jogos olímpicos e paralímpicos, os artistas Thiago “Tarm” Molon, Bruno Big (foto), Nicolau Mello, Mateu Velasco e João Nitcho vão ilustrar esportes que são praticados nas áreas ao ar livre do Rio. Pedalada e mergulho no mar não poderiam ficar de fora. O projeto cultural vai formar um belo corredor de street art em locais de fluxo intenso de pessoas e de pontos turísticos da cidade.

Tarm: Praça da Bandeira, 281 - Praça da Bandeira | Bruno Big: R. Paula e Souza, 278, Maracanã
Nicolau Mello: INCA, Rua Equador, 831 - Santo Cristo | Mateu Velasco: R. Riachuelo, 192 - Lapa
João Nitcho: R. Santa Luzia, 405 - Centro.

A Cor do Brasil

Divulgação

A exposição que traça um panorama da arte brasileira desde o período colonial até o século XXI, com mais de 300 obras, já é um marco. Pela primeira vez desde o século XX, as pinturas Abaporu (1928) e Antropofagia (1929), de Tarsila do Amaral, considerada a primeira dama do modernismo brasileiro, vêm ao Rio. A mostra, que trouxe peças de diversas parte do mundo, é dividida em três galerias: Paisagens e modernidade; Modernidade e autonomia da arte; e Opinião, Tropicália, Geração 80 e Cor do Século XX. O percurso é formado por obras-primas que vão de Frans Post a Anita Malfatti, Portinari, Lasar Segall e Beatriz Milhazes.

  • Site: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br/contato
  • Endereço : Praça Mauá, 5, Centro
  • Telefone : +55 (21) 3031-2741
  • Horário: Dom 10:00 às 17:00, Ter 10:00 às 17:00, Qua 10:00 às 17:00, Qui 10:00 às 17:00, Sex 10:00 às 17:00, Sab 10:00 às 17:00

Eduardo Kobra

O maior painel grafitado do mundo foi pintado especialmente para as Olimpíadas. O recorde é do artista Eduardo Kobra, que pintou o impressionante mural Tomos Somos Um, na recém-inaugurada Orla Conde (em frente ao Armazém 3), com dimensões, cores e beleza de deixar boquiaberto. “Escolhi pintar cinco rostos de etnias diferentes para celebrar os povos nativos de cada continente. Este é um desdobramento de outros murais que já fiz, como Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e Martin Luther King, todos falam sobre a paz”, contou o artista para o Top5 Rio. Ele escolheu os Tapajós, da região amazônica (Américas); Karen, da Tailândia (Ásia); tribo Hulis, da Papua Nova Guiné (Oceania); tribo Chukchis, da Sibéria (Europa); e os Mulsi, da Etiópia (África).

Pôsteres dos Jogos Rio 2016

Alexandre Mancini, Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Claudio Tozzi, Ana Clara Schindler, do Estúdio Preto e Branco, Gringo Cardia, Gustavo Greco, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, Juarez Machado, Kobra (foto) e Rico Lins foi o time escalado para criar os pôsteres oficiais dos Jogos Rio 2016, uma tradição desde os Jogos Estocolmo 1912. Cada artista fez sua interpretação do evento, e as imagens ficarão em exposição no Parque Olímpico de Deodoro, mas também é possível comprar as reproduções em dois tamanhos: 28cm x 42cm, com preço de R$ 30, e 60cm x 90cm, por R$ 50, à venda nas lojas Rio 2016.

JR

O artista francês trouxe para o Rio um de seus célebres projetos, o Inside Out. Um estúdio fotográfico montado em um pequeno caminhão que está percorrendo alguns pontos da cidade, onde as pessoas são convidadas a entrar e serem fotografadas pelo artista. Os retratos são impressos instantaneamente em formato lambe-lambe e serão colados no chão, formando um grande mosaico ao longo das Olimpíadas, na Orla Conde. O artista também está realizando, em pontos como Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca e Morro da Providência, gigantes instalações em 3D, seu mais recente projeto.