Baixos

As melhores concentrações de bares no Rio

Por Bruna Velon

Baixo, no dicionário geo-cultural carioquês, é a região de um bairro onde há grande concentração de bares, pé-sujos e pé-limpos, onde as pessoas se aglomeram, com o objetivo de beber, seja no balcão, na mesa ou no ambulante no meio da rua, para ver e ser visto. A síntese do espírito carioca em um determinado point, nossa versão contemporânea de boemia. Pode ser um início, um fim ou um meio: para adiantar o fim de semana para a quinta-feira, para finalizar o domingo ou um belo pré-night. Também são destinos certos em dias de jogos de futebol. Confira os melhores baixos do Rio.

Baixo Gávea

Daniel Maia
Baixo Gávea

O primeiro da cidade e o mais badalado da Zona Sul. Em frente ao BG Bar fica a galera mais jovem de vinte e poucos anos. Na rua dos Oitis e na J. Roberto Macedo Soares, fica o pessoal com dos quase 30 em diante. No Braseiro para comer uma picanha, no Bar do Alemão para tomar cerveja de garrafa, o Hipódromo para tomar chopp e os japoneses Sushimar e Pe’Ahi para comer de palitinho e tomar drinks. Os dias mais movimentados são quinta e domingo. Durante as férias nas universidades, enche às segundas também.

  • Endereço : Praça Santos Dumont, , Gávea

Baixo Leblon

Baixo Leblon

O agito fica concentrado na Ataulfo de Paiva com Arististides Espínola. A clássica Pizzaria Guanabara é destino dos inimigos do fim da noite: fica aberta as 5h da manhã. A loja Void, de street style, tem uma ótima carta de cervejas e fica ao lado do tradicional Jobi, com público acima dos 30. Para matar a fome na madruga, o BB Lanches vende sucos e um dos melhores pasteis da cidade.  Nos arredores, ficam ainda o Veloso, Belmonte, Brewteco e o pólo gastronômico da Dias Ferreira.

  • Endereço : Av. Ataulfo de Paiva, 1.228, Leblon

Baixo Copacabana

Bella Cardim
Baixo Copacabana

Na Bolivar com a Domingos Ferreira, se estendendo à Ayres Saldanha, fica o fervo Copacabanense. Diversos bares de rede se concentram por ali, como o Belmonte, Boteco da Garrafa e Botequim Informal. A área também oferece restaurantes com especialidades diversas, como o árabe Stambul, a pizzaria Caravelle, aberto desde 1960, e o japonês Lapamaki, que tem ótimo custo benefício na hora do almoço com serviço à kilo. O Zot Bar, o mais moderninho de todos, é um gastrobar com excelente carta de drinks e vinhos e comidinhas mais elaboradas.

  • Endereço : Rua Bolívar, 27, Copacabana

Baixo Botafogo

Baixo Botafogo

O finalzinho da Rua Voluntários da Pátria, a partir da rua Nelson Mandela até a Praia de Botafogo, é convidativo tanto para um happy-hour depois do trabalho quanto para se estender madrugada adentro. Há opções para todos os bolsos: desde o botecão Durangos, lotado de jovens em busca de cerveja de garrafa e comida baratos, passando pelo Rosa de Ouro, até o Shooters, com drinks criativos.

  • Endereço : Rua Nelson Mandela, , Botafogo

Baixo Tijuca

O burburinho tijucano se concentra na Praça Varnhagen e nas ruas ao redor. O bar mais famoso é o Buxixo, ponto onde a galera se reúne para tomar torre de chope gelado. Já o Rota 66 oferece culinária tex-mex e uma excelente carta de drinks, onde os mais famosos são os frozens. Se procura refeições fartas, a sensação gastronômica é o Vikings, restaurante com variados hambúrgueres. Original da Zona Norte, o Bar du Bom serve croquetes de diferentes sabores. No bar Bento a pedida são as cervejas artesanais de diversos países.

  • Endereço : Praça Varnhagen, , Tijuca
Tags