Esportes & bem-estar

Trilhas leves

Não é preciso ser um aventureiro em forma para aproveitar as belezas naturais do Rio

Por Rafael Cavalieri

Uma caminhada na orla carioca, ao redor do Maracanã ou mesmo na Lagoa Rodrigo de Freitas é um programa simples de se fazer, traz prazer e ainda faz bem para o corpo. Mas há quem prefira algo mais intenso, como uma trilha no meio do mato. Se você é desses, mas ainda não se sente preparado para encarar longas subidas, não se preocupe. O Rio está cheio de opções perfeitas para os iniciantes. São caminhadas que podem até ser feitas com crianças e, no fim, ainda presenteiam os esforçados com belas vistas. Calce o tênis, encha a garrafa de água e vá com tudo.

Morro da Urca

etrilhas
Morro da Urca

Chegar lá já é uma curtição. A entrada para a trilha fica na Pista Cláudio Coutinho, que reserva uma bela vista da Praia Vermelha. Andando um pouquinho já é possível ver a movimentação das pessoas para começar a subir rumo ao Morro da Urca. Em um ritmo de passeio, a subida dura cerca de 30 minutos. Lá em cima, além da vista fenomenal, reponha as energias na praça de alimentação, confira o Museu do Bondinho e, é claro, abuse das fotos. Para descer volte pela mesma trilha ou, se a preguiça bater, pague o bondinho.

  • Endereço : Praça General Tiburcio , s/n, Urca

Mirante Sacopã

etrilhas
Mirante Sacopã

Trata-se de uma bela oportunidade para ter uma vista única da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com acesso pelo Parque da Catacumba, esta trilha leve dura cerca de 20 minutos e conta com orientação ideal para ninguém se perder. Vá na hora do pôr do sol e aproveite as belezas naturais da cidade. Detalhe, o Parque da Catacumba, onde a entrada está localizada, conta com uma série de atrações (veja este roteiro de passeios com crianças).

  • Endereço : Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa

Pedra Bonita

etrilhas
Pedra Bonita

Diferentemente das anteriores, esta é considerada uma trilha de dificuldade média. Mas nada que umas boas pausas durante o caminho não ajudem os despreparados a chegarem até o fim e aproveitarem a vista que pega tanto Jacarepaguá como a Orla de São Conrado indo até Ipanema pegando ainda Lagoa, Cristo Redentor e, é claro, a Pedra da Gávea.  É de fato uma das mais bonitas vistas da cidade (veja a lista Rio visto de cima).

  • Endereço : Estrada das Canoas, s/n, São Conrado

Mirante do Caeté

etrilhas
Mirante do Caeté

É difícil encontrar algum carioca que não aponte a Prainha como a praia mais bonita da cidade. A chegada até lá de carro já é impactante. Então por que não aproveitar essa vista por outro ângulo após uma caminhada? A trilha rumo ao Mirante do Caeté  é bem tranquila e dura cerca de 30 minutos. Além da Prainha, a vista engloba ainda a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal além de Recreio e Barra. 

.Conheça os mirantes mais bonitos do Rio.

  • Endereço : Avenida Estado da Guanabara, 182, Grumari

Dois Irmãos

etrilhas
Dois Irmãos

Após a pacificação, o morro do Vidigal passou a atrair festas, hotéis e eventos. Mas a ideia aqui é não cair na farra e aproveitar a vista que contempla tanto a Rocinha como a orla do Leblon a Ipanema. A caminhada dura cerca de uma hora e não exige tanto dos aventureiros. Detalhe: se preferir evitar a subida pela comunidade, pegue um moto-táxi até o início da trilha, localizado bem perto da Vila Olímpica.

  • Endereço : Avenida Niemeyer, s/n, Leblon