Arraiás

Festas julinas dão continuidade aos festejos de São João

Por Bruna Velon

Forró, roupa de caipira, bandeirinhas,  brincadeiras, quentão, comidas típicas... Ah, as comidas de festa junina! A temporada de festejos de São João, essa paixão nacional, começa em junho e resiste até o início de agosto - ainda está em tempo de pegar o caminho da roça. O circuito de festas julinas no Rio de Janeiro "tá bom demais, sô!".




Arraialma

Conhecida como a festa julina da Lauro Muller, o arraiá é organizado pela associação de moradores da rua homônima, que costuma lotar nos três dias em que acontece. Há barraquinhas de comidinhas típicas e brincadeiras para a crianças, como pescaria, boca do palhaço e argola. À noite, o público muda e a festa fica cheia de jovens e adultos.


Sexta, 1º de julho, 17h a 00h; sábado, 2 de julho, 15h a 00h; e domingo, 3 de julho, 15h às 22h. Gráti
s.

Arraiá de Todos os Santos

A belíssima Praça Paris, na Glória, será tomada por barraquinhas de comida típica, cortejo de pernas de pau, forró, quadrilha e as atrações musicais serão muitas. Esta é a segunda edição da festa, que começará às 10h com atividades para crianças e apresentação do bloco Spantinha. A cantoria vai até às 22h com shows de Forró do Kiko, Geraldo Junior, Fulano de que?, Multibloco, Trio Ventura, Barracão da Potí, Dj Tales Mulatu, entre outros.


Sábado, 9 de julho, 10h às 22h. Grátis.

Arraiá Mirante do Pasmado

Reprodução Facebook

Sebo nas canelas para a subida que dá no mirante do morro do Pasmado, de onde é possível vislumbar o Pão de Açúcar. Sábado vai ter Agytoê e Trio Cangote Suado. Domingo é dia de Vulcão Erupçado (foto), Roberta Espinosa Arraiá Tropical Nova, e, nos dois dias, os Djs Bruno Pedrosa e Cyro Novello assumem nos intervalos. A programação conta ainda com brincadeiras, barraquinhas e até os moderninhos foodtrucks .

Sábado, 9 de julho, das 13h às 22h; domingo, 10 de julho, 13h às 21h. Grátis.

Arraiá do Circo

Felipe Diniz

 Os festejos de São João viraram tradição no calendário de shows do cantor Geraldo Azevedo, que todo ano participa das festas do Nordeste, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia, até encerrar o calendário festivo na Lapa. Para deixar a noite ainda mais animada, Amelinha faz uma participação mais do que especial nesse arraiá, que ainda conta com o Grupo Zanzar, a forrozada quente do pessoal do Vulcão Erupçado e a somzeira da DJ Edna. E, claro,  não vão faltar as barraquinhas de comidas típicas e aquela decoração caprichada.

Sábado, 16 de julho, 22h às 04h. R$50

  • Site: http://www.circovoador.com.br
  • Endereço : Rua dos Arcos, s/n, Centro
  • Telefone : +55 (21) 2533-0354
  • Horário: Ter 12:00 às 19:00, Qua 12:00 às 19:00, Qui 12:00 às 19:00, Sex 12:00 às 00:00, Sab 14:00 às 00:00

Feira de São Cristóvão

Riotur

Toda sexta, sábado e domingo, até 28 de agosto, a Feira de São Cristóvão promove os festejos de São João. O templo nordestino recebe quadrilhas e grupos tradicionais nas praças do local, além de trios de forró e artistas se apresentando em seis palcos do Pavilhão. Os restaurantes da feira montam barraquinhas que vendem quitutes juninos com sotaque nordestino.